Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Inea apoia a criação de roteiros de ecoturismo, turismo rural e turismo de base comunitária

Programa busca fortalecer o apoio à sustentabilidade econômica das Unidades de Conservação estaduais

Em comemoração ao Dia Mundial de Conservação da Natureza, celebrado em 28 de julho, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) lançou o Projeto Roteiros, programa de apoio à sustentabilidade econômica das Unidades de Conservação estaduais. A iniciativa surge com o propósito de impulsionar a criação de roteiros de ecoturismo, turismo rural e turismo de base comunitária e de incentivar o empreendedorismo, a geração de renda e novos negócios.
Segundo o presidente do Inea, Renato Jordão, o projeto propõe a ideia de que preservar e desenvolver podem caminhar juntos, valorizando os nossos parques e reservas. “Eu sou um entusiasta de passeios e ecoturismo. Esse projeto chega para aprimorar as atividades das Unidades de Conservação, oferecendo mais estrutura, sustentabilidade e valorizando o potencial turístico das áreas, com foco na preservação ambiental”, disse.
Além de Jordão, participaram do evento o diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistema do Inea, Cléber Ferreira; a gerente de Visitação, Negócios e Sustentabilidade do Inea, Marina Moss, e o assessor do secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Alexandre Ramos. Todos destacaram a importância do projeto como ferramenta para ampliar a geração de renda e para aproximar a população das Unidades de Conservação. “Estamos dando um passo muito importante. A criação de projetos como esse é o que faz com que as Unidades cumpram o papel que se espera delas”, explicou Ferreira.

A iniciativa surge com o propósito de impulsionar a criação de roteiros de ecoturismo, turismo rural e turismo de base comunitária e de incentivar o empreendedorismo, a geração de renda e novos negócios


O projeto será em parceria com o FUNBIO e a eTrilhas. Serão duas modalidades: roteiros de longa e curta duração. O primeiro em esquema de até um pernoite, e o segundo com mais de três dias de duração, o que promove experiências de contato com a natureza, aliadas ao desenvolvimento social, cultural e econômico das comunidades próximas às UCs. Inicialmente, cinco unidades farão parte do projeto: os parques estaduais da Pedra Branca, Cunhambebe, Serra da Tiririca, Desengano e Três Picos, além da Reserva Extrativista (RESEX) Marinha de Itaipu.
“Nós entendemos esse projeto como algo inovador, trabalhando no fortalecimento dos territórios das Unidades de Conservação e na promoção desses roteiros que valorizem o patrimônio natural e cultural e a biodiversidade do Estado do Rio, unindo esforços entre turismo e meio ambiente”, destacou Marina.

Tags

Compartilhe:

Edição 05/08/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Cascata dos Amores é revitalizada e reinaugurada como espaço de lazer e turismo

PRF apreende sete fuzis escondidos em painel de carro em Teresópolis

Atendimento no Mamógrafo Móvel chega em Teresópolis

Defesa de Bolsonaro diz que foi surpreendida com prisão domiciliar

Auto nordestino, homenagens aos pais e tributo ao Folclore marcam as apresentações do Cultura de Raiz

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE