A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), lançou a campanha ‘Quem falta, faz falta!”, com o objetivo de combater a infrequência escolar e garantir a continuidade do aprendizado dos estudantes da rede municipal. A iniciativa reforça a importância da frequência diária como parte essencial do processo de aprendizagem e do fortalecimento dos vínculos. Essa campanha tem o objetivo de alertar a todos sobre o assunto, incentivando a frequência aos bancos escolares, visando assegurar o direito de toda criança e adolescente à aprendizagem bem sucedida. A escola é mais do que um lugar para aprender, é onde a gente cresce, brinca, faz amigos e cria memórias para a vida toda!
“A presença diária de todos os alunos na escola é muito importante, por isso, estamos lançando a campanha ‘Quem falta, faz falta!’. Esse movimento precisa envolver toda a comunidade escolar. Pais, avós, tios, toda pessoa responsável por um estudante da nossa rede, unidos para garantir a presença do aluno todos os dias na escola. Neste segundo semestre é preciso recuperar as notas e restabelecer nossas amizades para que, em dezembro, nosso resultado seja positivo, nos levando para a próxima fase, em 2026!”, ressaltou a secretária de Educação, Carla Rabello, frisando que o engajamento de toda a Rede é fundamental para o sucesso da campanha.
Entre as principais ações previstas estão o monitoramento da frequência escolar, com alertas e intervenções rápidas em casos de ausências frequentes; a mobilização das famílias, com encontros que ressaltam a importância da assiduidade; e ações de acolhimento emocional e pedagógico voltadas aos estudantes com dificuldades. Além dessas ações, a SME possui o setor de Busca Ativa Escolar, que atua na identificação, registro e acompanhamento de crianças e adolescentes fora da escola ou em risco de evasão, buscando combater a exclusão escolar.
