Luiz Bandeira
O aumento de furtos noturnos a estabelecimentos comerciais em Teresópolis tem gerado insegurança e prejuízo para lojistas e empresários da cidade. Durante a madrugada, criminosos têm agido de forma furtiva, invadindo lojas e escritórios, muitas vezes sem deixar rastros. A Polícia Militar reconhece o problema e afirma que está intensificando o patrulhamento nas áreas mais atingidas, a região central do município e bairros vizinhos como Vale do Paraíso e Ermitage.
Em entrevista exclusiva ao Diário, o Comandante do 30º Batalhão da PM, coronel José Roberto Ferreira, explicou os desafios no enfrentamento desse tipo de crime e destacou a importância da colaboração da população. “É um crime difícil de combater porque é um crime de oportunidade. Nossas viaturas são ostensivas, estão com as luzes ligadas, é fácil ver quando estão se aproximando. Quando chegamos, muitas vezes, o criminoso já se escondeu”, disse o coronel.

Apesar das dificuldades, Ferreira garante que o batalhão está atento. Segundo ele, a média atual é de seis furtos a estabelecimentos comerciais por mês — um número que, embora não considerado alto, incomoda pela reincidência e pelo impacto direto no comércio local. “Estamos com uma ordem de serviço de policiamento específica para esse tipo de ocorrência. A PM está preocupada, está olhando e está agindo”, reforçou.
Ainda segundo o comandante, nos últimos 60 dias, a Polícia Militar registrou cinco arrombamentos em estabelecimentos comerciais. Em três desses casos, os autores foram identificados e presos. A corporação também destacou a alta taxa de resolução de crimes mais graves: dos 18 roubos registrados no primeiro semestre de 2025, 11 já foram solucionados.
Outro ponto levantado pelo coronel é a importância do registro oficial das ocorrências. Muitas vítimas, segundo ele, preferem desabafar em redes sociais em vez de procurar a delegacia ou acionar a PM pelo 190, o que prejudica o trabalho de investigação e patrulhamento. “A gente vê um post no Instagram reclamando de assalto, vai atrás e não encontra o boletim de ocorrência. É importante confiar nas instituições e usar os canais certos, porque estamos trabalhando para prender esses vagabundos que cometem esses delitos”, afirmou Ferreira.
A Polícia Militar reforça que denúncias podem ser feitas anonimamente pelo telefone 190, e que todas as informações são apuradas. A 110ª Delegacia de Polícia Civil também segue monitorando os casos e investigando os crimes registrados formalmente.

GCM prendeu ladrão
No dia 27 de julho, um domingo, quando iniciavam a sinalização da Avenida Lúcio Meira para a realização de um projeto de corrida de rua, agentes da Guarda Civil Municipal tiveram a atenção despertada para uma loja de doces, cuja porta estava aberta e aparentemente arrombada. Os servidores municipais agiram rapidamente e acabaram encontrando, dentro da loja, o responsável pela destruição: o homem que se preparava para furtar produtos e, provavelmente tentar localizar dinheiro. Surpreendido pelos agentes, o ladrão tentou escapar – sem sucesso. Ele foi detido e levado para a 110ª Delegacia de Polícia, onde foi autuado pelos crimes de dano e tentativa de furto.
