Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Transporte coletivo: pesquisa vai ouvir população sobre o serviço em Teresópolis

Levantamento vai ouvir mais de 500 usuários e os resultados serão apresentados no 2º Fórum de Mobilidade Urbana da cidade, em outubro

A partir desta terça-feira (12), será realizada em Teresópolis a edição 2025 da Pesquisa QualiÔnibus, iniciativa que tem como objetivo avaliar a satisfação dos passageiros em relação ao serviço de transporte coletivo e contribuir para a qualificação da mobilidade urbana da cidade. A ação é resultado de uma parceria entre o WRI Brasil, instituto de pesquisa que integra o
World Resources Institute, presente em mais de 50 países, a Semove (Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro) e as viações Dedo de Deus e 1º de Março, que operam o transporte público na cidade.
Até o dia 22 de agosto, uma equipe composta por 10 pesquisadores, uniformizados e identificados com crachá, vão realizar entrevistas com passageiros nos pontos de embarque e dentro dos coletivos. A expectativa é de que mais de 550 entrevistas sejam aplicadas em diferentes horários, abrangendo linhas de ônibus que atendem tanto a zona urbana quanto a zona rural da cidade.
O objetivo do levantamento é traçar um diagnóstico atual do transporte coletivo local, investigando hábitos de deslocamento, tempo médio de viagem e impacto dos congestionamentos, além da percepção dos passageiros sobre conforto, tarifa, segurança, frequência e outros aspectos do serviço.
Na edição anterior, realizada em 2024, 65% dos entrevistados afirmaram que recomendariam o sistema de ônibus da cidade, que obteve índice geral de satisfação de 5,5. O estudo também revelou que o tempo médio de deslocamento é de 77 minutos por viagem, e que para 63% dos usuários, o ônibus tem impacto positivo em sua qualidade de vida.
A pesquisa, que já foi aplicada mais de 45 mil vezes em dezenas de cidades, segue o mesmo padrão metodológico utilizado em capitais como São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba, permitindo comparações com os dados do ano anterior e a identificação de
oportunidades de melhoria no transporte.
Os resultados serão apresentados no dia 16 de outubro, durante o 2º Fórum de Mobilidade Urbana de Teresópolis, evento que reunirá especialistas, professores de Engenharia de Transportes, gestores públicos e representantes do setor privado para discutir os desafios e as soluções para a mobilidade urbana do município.

Teresópolis 10/01/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Compra antecipada de material escolar pode representar grande economia

INEA abre licitação para construir parque fluvial em Teresópolis

Inscrições abertas para atividades gratuitas da Secretaria de Esportes

Teresópolis será representada no Europeu de Jiu-Jitsu da IBJJF, em Lisboa

IPTU em Teresópolis terá desconto de 15% para pagamento até dia 30 de janeiro

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE