Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Guarda Municipal de Teresópolis apreende mais seis motos em situação irregular

Sem placa ou com escapamento aberto, elas terminaram no depósito público do município

Marcello Medeiros

A regra é clara. Para conduzir um veículo é preciso ter CNH. Além disso, o veículo, seja qual for o tipo, precisa seguir as regulamentações previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro. Caso isso não ocorra, ele pode ser apreendido e, se a situação não for regularizada, vendido em leilão. Porém, ainda é grande o número de pessoas que ‘acha normal’ andar de maneira errônea e, tão questionável quanto, ainda ir para as redes sociais reclamar. Na última quarta-feira (13), agentes da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade Urbana, através da Guarda Civil Municipal, retiraram de circulação mais seis motocicletas que não deveriam estar em vias públicas: sem placas, com o sinal identificador adulterado e/ou com escapamento aberto, elas foram rebocadas para o pátio do depósito público municipal, em Três Córregos. Se os proprietários não promoverem a organização dos itens irregulares, em 90 dias elas poderão ser comercializadas pela PMT com objetivo de quitar as despesas de documentação, remoção e manutenção do espaço para mantê-las guardadas.

Agentes da GCM retiraram de circulação mais seis motocicletas que não deveriam estar em vias públicas: sem placas, com o sinal identificador adulterado e/ou com escapamento aberto. Foto: Plantão O Diário

As operações de trânsito da GCM, com apoio operacional do 30º Batalhão de Polícia Militar, foram realizadas em localidades do Segundo Distrito de Teresópolis, como Pessegueiros, Cruzeiro, Providência e Água Quente. Às margens da rodovia BR-116, esses bairros permitem conexões com diversos outros, inclusive com acesso à RJ-130. Uma das motos, por exemplo, sequer tinha placa. Se fosse utilizada para a prática de um crime ou grave infração trânsito, por exemplo, o autor poderia escapar sem sequer ser identificado para ser punido ou preso, se for caso.

Conduzir uma motocicleta sem placa no Brasil é uma infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Isso acarreta em multa no valor de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a remoção do veículo. A mesma punição é prevista para quem utiliza uma motocicleta com a placa quebrada ou ‘remendada’.

No caso de flagrantes de escapamento de motos abertos ou alterados, também se trata de uma infração de trânsito grave no Brasil. A multa é de R$ 195,23, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). São adicionados 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor. O veículo pode ser retido para regularização, ou seja, o condutor precisa substituir o escapamento por um modelo dentro das normas legais para poder circular novamente. 

Edição 14/08/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mais um acessa site de ‘acompanhantes’ e acaba chantageado em Teresópolis

Defesa Civil apresenta balanço de ações em Teresópolis

Educação promove capacitação para diretores escolares da Rede Municipal

Câmara regulamenta música ao vivo e funcionamento de bares e restaurantes em Teresópolis

Ação policial contra facção criminosa resulta em seis mortos no Rio

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE