Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Jabutis resgatados em Teresópolis voltarão para o Maranhão

Bastante debilitados, eles estão sendo tratados no Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Marcello Medeiros

Resgatados em uma operação da Polícia Rodoviária Federal na rodovia BR-116, trecho de Três Córregos, em Teresópolis, duas semanas atrás, os cerca de 600 filhotes de jabuti-piranga (Chelonoidis carbonarius) encontrados em malas de um criminoso, que viajava da Bahia para o Rio de Janeiro, voltarão para o seu local de origem. Eles serão encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, em São Luís, no Maranhão. Porém, como estavam bastante debilitados diante das condições que foram encontrados e estavam sendo transportados, atualmente eles estão no Instituto Vida Livre, no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio. De acordo com o responsável pela instituição, Roched Seba, os animais chegaram em estado crítico. Cinquenta e dois não resistiram ao transporte.

O homem que levava os animais, que já havia sido preso pelo mesmo crime em 2015. Ele embarcou em Feira de Santana, na Bahia, e levaria os animais para Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde os venderia em uma feira clandestina. Diante da situação, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Núcleo de Atuação perante a Central de Audiência de Custódia (NCAC/MPRJ), obteve a conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva.

Em audiência de custódia, o MPRJ sustentou que a prisão preventiva era necessária para garantir a ordem pública, interromper a cadeia criminosa e proteger o meio ambiente. A Justiça acolheu o pedido, destacando os indícios de atuação organizada do investigado no tráfico de fauna silvestre, além da reincidência. Laudo pericial anexado ao processo confirmou a ocorrência de maus-tratos, apontando superlotação, ausência de cuidados mínimos e risco elevado à vida dos animais.

Compartilhe:

Edição 25/11/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Proerd forma mais 870 alunos em Teresópolis

Casa de Cultura recebe o ‘Amargo Café’ e ‘Cosmologias Afro-ameríndias’

PRF realiza ação com funcionários da Viação Teresópolis

Moraes decide que Bolsonaro continuará preso na superintendência da PF

Teresópolis representada em grande seminário de turismo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE