O Dia Nacional do Ciclista, comemorado em 19 de agosto, foi celebrado de forma especial em Teresópolis: com uma pedalada noturna, um ‘circuito de bikes’ que percorreu o Centro da cidade, com saída do templo do esporte teresopolitano, o Ginásio Poliesportivo Pedro Rage Jahara, o Pedrão. O percurso teve saída do Pedrão, passando pela antiga Casa Nossa Senhora de Fátima, subindo toda a reta até a Casa&Vídeo, e retornando para o Pedrão. A ação teve como objetivo valorizar os amantes do ciclismo e incentivar a prática esportiva como ferramenta de saúde, bem-estar e mobilidade urbana. Além disso, reforçou o compromisso com campanhas de conscientização social.

Em apoio à Campanha Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, os participantes foram convidados a usar alguma peça de roupa na cor lilás, simbolizando o engajamento com a causa e promovendo um ambiente de respeito e união. “Estamos aqui no templo do esporte, o Ginásio Pedrão, com uma galera incrível que se juntou a nós nessa jornada apaixonante pelo esporte! O ciclismo nos uniu e hoje somos mais do que participantes: viramos adeptos dessa causa maravilhosa. Ao nosso lado, temos ciclistas de todas as idades, crianças, adolescentes, veteranos, todos com o mesmo propósito: valorizar o esporte como ferramenta de saúde, bem-estar e transformação social. Hoje realizamos um rolê especial pela cidade com essa turma linda, para promover a conscientização sobre temas essenciais: Esporte é vida! Saúde em primeiro lugar! Agosto Lilás, o mês de combate à violência contra a mulher. Porque cuidar da mulher é cuidar da família, da sociedade, do futuro”, ressaltou a secretária municipal de Esporte e Lazer, Érika Marra.

O vice-campeão estadual na categoria Júnior da Cronoescalada do Rio de Janeiro, Lucas Valinhos, também participou e reforçou a importância da data. “Foi muito importante estar comemorando essa data, que representa um esporte tão relevante para o estado, especialmente para a nossa região, a Capital do Montanhismo, que é muito forte no mountain bike e no ciclismo. Um evento muito bem estruturado, com apoio de várias frentes. O pessoal está de parabéns.”






