A decisão da Justiça de determinar um novo fechamento das empresas que não prestam serviços essenciais após o crescimento do número de casos de Covid-19 no município e uma alta taxa de ocupação de leitos, mostra que não está havendo cuidado da parte de quem deveria. De um lado a prefeitura não realiza a fiscalização como deveria e está sendo cobrada tanto pela Justiça e pelo Legislativo. Por outro lado, muitas pessoas não estão respeitando a medidas de prevenção. Prova disso é a situação flagrada na noite do último domingo em Bonsucesso com uma grande aglomeração de pessoas em frente a bares.
O vídeo divulgado no Facebook demonstra o desrespeito às regras de distanciamento social e de proteção contra a proliferação do coronavírus. Às margens da RJ-130, na altura do km 28, os bares lotados com gente ocupando calçadas e até parte da pista. Todos sem máscara.
Bonsucesso está entre as localidades que mais registram casos de infectados pelo novo coronavírus no município, ocupando a quarta colocação na lista de infecções por bairro que consta no painel Covid da prefeitura de Teresópolis: são 69 casos e 1 morte envolvendo moradores da região.
Além de Bonsucesso, outras localidades no entorno também estão entra aquelas que já registraram diversos casos, como Santa Rosa (53 registros e uma morte), Mottas (25 registros e 3 mortes) e Vieira (12 casos e 1 morte) .
O desrespeito às regras de prevenção é um dos argumentos que motivaram a decisão da Justiça em determinar a volta de regras rígidas de quarentena em Teresópolis. Em uma das partes do processo que pede o fechamento do comércio, a decisão fala sobre a falta de fiscalização da Prefeitura:
"Determino ao MUNICÍPIO DE TERESÓPOLIS que incremente a fiscalização das normas públicas de enfrentamento da pandemia, criando pontos base de atuação, ou logísticos de presença frequente nos bairros e localidades mais afetados pela contaminação, seja pelo elevado número de casos, como a Várzea e o Bairro de São Pedro, seja proporcionalmente em relação ao número de habitantes e considerável número de casos, como Mottas, Vargem Grande, Barra do Imbuí, Fonte Santa, Jardim Meudon, Prata, Santa Cecília, Albuquerque, Alto, Araras, Bom Retiro, Bom Sucesso etc. (dados no Painel Covid)".