Luiz Bandeira
A cidade de Teresópolis vive mais um importante momento na sua segurança pública com a troca de comando do 30º Batalhão de Polícia Militar. O Tenente-Coronel Christoph Carvalho Bezerra Leite assumiu a liderança da unidade, sucedendo o Coronel José Roberto Ferreira, que agora parte para um novo desafio à frente da Academia de Polícia Militar Dom João VI, responsável pela formação dos oficiais da PMERJ.
A mudança foi marcada por discursos de confiança, reconhecimento e reafirmação da parceria entre as forças de segurança e o município.
Com um histórico de um ano e quatro meses à frente do 30º BPM, o Coronel Ferreira se despediu destacando o carinho da cidade e o comprometimento da tropa. “Deixo Teresópolis com saudade. Foi um ponto alto da minha carreira. Agradeço à população pelo carinho e aos policiais pelo empenho. Agora, sigo para a Academia de Polícia Militar, com o sentimento de dever cumprido”, afirmou. Ferreira destacou ainda a confiança no novo comandante. “O Tenente-Coronel Christoph conhece bem a unidade e a cidade. Tenho certeza de que dará continuidade ao trabalho com excelência.”

O novo comandante do 30º BPM já conhece bem Teresópolis — atuou na cidade como aspirante, tenente, capitão e subcomandante. Agora retorna como comandante titular, com metas bem definidas. “Assumo com o compromisso de resgatar o sistema de metas, valorizar nossos policiais e investir nas ferramentas tecnológicas que a PM tem desenvolvido, como o sistema Oros, o 190 Integrado e as câmeras com participação da população”, disse o tenente-coronel.
Ele ainda ressaltou o desafio de manter os baixos índices criminais da região. “Temos uma cidade segura, mas a criminalidade tenta avançar. Nosso trabalho é diário e próximo da população, com uma tropa extremamente comprometida.”
“População pode ficar tranquila”
Responsável pela supervisão regional, o Coronel Peixoto, comandante da 7ª CPA, reafirmou a solidez da transição e elogiou os dois oficiais. “Coronel Ferreira fez um excelente comando. O Tenente-Coronel Christoph tem a mesma energia e conhece Teresópolis como poucos. A população pode ficar tranquila — os processos continuam, a segurança permanece forte.”
Representando o governo municipal, o Secretário de Segurança Pública, Ordem Pública e Mobilidade, Sérgio Mauro Louzada, reforçou a integração com o 30º BPM. “Essa parceria só tende a crescer. O Coronel Ferreira deixa um legado e, como ele mesmo disse, o número de telefone não muda. O Tenente-Coronel Christoph chega com experiência e disposição para ampliar esse diálogo com o município.”

“Segurança segue com excelência”
O delegado titular da 110ª DP, Dr. Márcio Dubugras, também comentou a transição com naturalidade. “Mudanças são normais nas instituições. O importante é que quem assume tem competência e histórico. A cidade é diferenciada, e os profissionais têm compromisso com a manutenção de um padrão de segurança de excelência.”
Ztroca comando 30º bpm6
Ferreira se emocionou ao transmitir o cargo e foi muito celebrado pelos amigos de farda e demais presentes na cerimônia de transmissão de comando. Foto: Luiz Bandeira / O Diário