Marcello Medeiros
Bastante desnutrida e desidratada, tudo indicando um longo período sofrendo com maus tratos e abandono, uma cadelinha ‘caramelo’ foi abandonada às margens da rodovia BR-116, entre Ermitage e Meudon, na manhã desta terça-feira (26). Na data em que se celebra o ‘Dia Mundial do Cachorro’, destacando a importância dos cães e a relação entre humanos e seus animais de estimação, ela contou com a solidariedade de caminhantes para ganhar uma nova chance. Um morador do bairro Quinta-Lebrão avistou o animalzinho nas proximidades do quilômetro 84 e iniciou uma verdadeira ‘operação’ para ajuda-lo, contactando grupos de amigos, que acionaram a Coordenadoria de Proteção e Bem Estar Animal (COBPEA). A cadelinha foi resgatada por veterinárias do órgão e levada para o Centro de Triagem Animal, para ser cuidada e futuramente encaminhada para adoção responsável.

A Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal (COPBEA/ZOONOSES), é vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, realizando averiguação de denúncias de crimes contra animais e feiras onde os resgatados podem iniciar uma vida nova. Nos encontros, são colocados para adoção responsável cães adultos castrados e filhotes (com castração futura garantida) que ficam sob a guarda da Prefeitura no Centro de Triagem Animal da Secretaria Municipal de Saúde/ Setor de Controle de Zoonoses (COPBEA), no Fischer.
As denúncias de maus tratos ou abandonos podem ser feitas através da Ouvidoria Geral do município, pelo aplicativo eOUve ou pelo WhatsApp da TIA (21) 2742-8264. No início do ano, por exemplo, a COPBEA esteve no bairro do Rosário, onde resgatou o cãozinho “Black”, que havia sido abandonado pela sua tutora, sem alimento, em um imóvel anteriormente ocupado por ela. A mulher foi presa em flagrante. Dias depois, em ação com apoio da Polícia Civil, pai e filho que abandonaram seis filhotes na Rua General Sevilha, no Meudon, foram identificados e presos.
