Luiz Bandeira
Após um período de suspensão nos atendimentos ortopédicos no Hospital da Beneficência Portuguesa, o serviço já voltou a funcionar normalmente na unidade, conforme informou o secretário municipal de Saúde, Dr. Fábio Gallote, em entrevista ao Diário de Teresópolis. A interrupção ocorreu no dia 21 de julho e, segundo a PMT, foi motivada por uma paralisação promovida por funcionários dos setores de pediatria e ortopedia, insatisfeitos com o atraso de oito meses no pagamento de salários.
O hospital é contratado pelo município para ser a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) no setor de ortopedia. Diante da situação, a Prefeitura de Teresópolis mudou o atendimento para evitar prejuízos à população. Em nota oficial, informou que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) teve sua equipe reforçada para absorver as urgências ortopédicas durante o período de suspensão.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os repasses feitos à instituição estavam sendo realizados normalmente, inclusive com valores superiores aos pagos pela administração anterior no mesmo período de 2024. “Não havia qualquer justificativa plausível para a suspensão dos atendimentos”, destacou o órgão em comunicado à imprensa.

Em entrevista ao jornal na última terça (26), o secretário de Saúde explicou que a saída momentânea da ortopedia da Beneficência foi motivada por uma crise interna da própria instituição. “Foi mostrado nitidamente para toda a imprensa que estavam fazendo uma paralisação do serviço de ortopedia. Esse é um serviço essencial para o município. Não iríamos deixar a população desassistida”, declarou.
De acordo com o secretário, a transferência temporária dos atendimentos para a UPA foi uma medida emergencial para garantir o atendimento à população. “De imediato, levamos para a UPA e mantivemos lá até saber de fato o que estava acontecendo. Agora, com os ajustes feitos, voltamos à Beneficência e as coisas estão andando como esperado.”
Dr. Fábio Gallote afirmou ainda que o serviço retomado continua como antes, mas com perspectivas de melhorias. “Na verdade, esse já é um serviço de qualidade, e a gente está procurando melhorar ainda mais. Temos certeza de que a qualidade do serviço deve subir. Esse é o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde e do prefeito Leonardo Vasconcelos, que nos cobra bastante pela melhoria de todos os serviços da saúde”, finalizou.