Maria Eduarda Maia
A atividade física é um assunto muito presente no dia a dia, sendo comum encontrar rapidamente na palma da mão, graças ao avanço da internet e das redes socias, dicas, aulas e exercícios físicos para serem realizados. No entanto, é preciso estar atento para uma peça fundamental para que qualquer tipo de treino ou atividade física seja eficaz: o educador físico, que orienta seus alunos da melhor maneira possível. E agora, no dia 1º de setembro, quando a profissão foi regulamentada, com a criação dos conselhos federal e estaduais de educação física, é comemorado o dia deste profissional, que é essencial para uma vida de qualidade e com baixos riscos. “O educador físico tem a sua extrema importância ao auxiliar na questão de promoção e prevenção da saúde, seja através de exercícios físicos nas academias e até ao ar livre, por exemplo. Dessa forma, contribuímos positivamente na saúde e bem-estar do cidadão”, pontuou o profissional da área, Leonardo Sampaio, da UpperFit.
As funções do educador físico vão muito além da musculação e dos ambientes das academias como muitos pensam, como pontuou Leonardo. “Nossa função não se resume somente a isso. Nós também auxiliamos pessoas em praças, nas ruas e até mesmo no próprio conforto da sua casa, quando necessário”, disse, enfatizando que esses profissionais estão sempre dispostos a realizar o trabalho para deixar tudo da melhor forma possível para o atendimento da pessoa.

Importância de um acompanhamento
Ainda segundo o educador físico Leonardo Sampaio, o acompanhamento e a orientação de um profissional totalmente competente e qualificado é extremamente importante para a diminuição no risco de sofrer lesões, que podem gerar impactos negativos na vida daqueles que desejam melhorar seu condicionamento físico. “Muitas vezes a pessoa pode pensar que está fazendo um bom começo com atividades físicas, mas esse acompanhamento vem ser necessário a evitar algum tipo de lesão, algum comprometimento físico que pode ocorrer por um leve deslize”, contou o profissional, frisando que em algumas situações as consequências podem parecer insignificantes, mas que podem gerar grandes problemas para a saúde.

Contribuições para a sociedade
Por desenvolver muitas vezes o interesse nas pessoas em cuidar da saúde, além de buscar entender por que maneiras podem ser feitos esses cuidados e exercícios, o educador físico é uma essencial para o combate ao sedentarismo, evitando questões como obesidade e outros riscos à saúde, como explicou Leonardo Sampaio: “a gente tenta lutar contra essa questão do sedentarismo porque, em meio a sociedade de hoje, é muito comum ver pessoas nessas condições, na zona de conforto. Então, buscamos mostrar que o sedentarismo é algo péssimo para a saúde e o bem-estar, não só físico, mas também psicológico, visto que há uma falta de interação social”.
Além disso, Leonardo ainda ressaltou que com as atividades físicas, esse profissional tenta trazer o melhor lado das pessoas em diversas esferas. “Traz um bem-estar físico no qual a pessoa consegue se olhar no espelho e se aceitar melhor. Também tem a questão do psicológico que melhora em conjunto, já que ela se sente mais feliz e se sente mais completa consigo mesma”, concluiu.