A Secretaria Municipal de Educação de Teresópolis lançou o Protocolo de Combate às Situações de Racismo na Rede Municipal de Ensino, um conjunto de orientações para identificar e agir diante de casos de racismo nas escolas. O lançamento ocorreu na última sexta-feira (29/8), na Universidade Estácio de Sá, em um encontro voltado para professores e auxiliares de direção, com foco em Educação Antirracista.
Segundo a diretora do Departamento de Educação, Márcia Maria Tavares de Souza, o protocolo vai além de um documento formal. “É uma ferramenta essencial para criar um ambiente mais seguro, justo e acolhedor, numa proposta de Educação realmente inclusiva”, destacou.

O protocolo orienta sobre o acolhimento das vítimas, a prevenção de novas situações de discriminação e promove a valorização das identidades étnico-raciais. A educação antirracista é considerada a principal estratégia para combater o racismo, envolvendo toda a comunidade escolar no enfrentamento da discriminação.
A iniciativa segue as diretrizes da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), que prevê a implementação de ações e programas educacionais voltados à superação das desigualdades étnico-raciais, à promoção da educação quilombola e à inclusão de gestores, professores, funcionários e estudantes em toda a rede municipal.