A escola municipal José Gonçalves da Silva, na Estrada do Triunfo, abriu as portas no último domingo, 31, para mais uma apresentação do Cultura nos Bairros. Criado em 2009, o projeto da Secretaria Municipal de Cultura leva a arte aonde o povo está, servindo ainda para a localização dos artistas locais, e o mapeamento da arte popular no município.
“A cultura está em circulação, e não existe a movimentação da arte se o povo não participar do movimento. Nos bairros, de vez em quando, encontramos aqueles que jamais iriam aos nossos espaços culturais não fosse essa localização. Assim, o Cultura nos Bairros tem servido bem para o mapeamento dos artistas populares, que se aproximam dos demais projetos da secretaria, daí o sucesso do Cultura de Raiz, que ocorre no domingo seguinte. E neste 7 de setembro tem mais um Cultura de Raiz, no auditório da Casa de Cultura Adolpho Bloch, com um farto café da manhã caipira para todos. Além da boa música popular, das apresentações dos artistas da cidade e do interior, temos ainda a Feira do Rolo, que ocupa o espaço do anfiteatro, fazendo dos primeiros domingos do mês dia especial em Teresópolis.
Regular do último domingo do mês, o evento da Secretaria Municipal de Cultura teve o apoio da Associação de Moradores do Caleme, presidente Neia Silva; da sub-diretora da escola José Gonçalves da Silva, professora Cláudia, e o projeto Feira das Mulheres em Ação, que apresentaram a sua arte, muito apreciada. Além das impecáveis apresentações da trupe Serra Encena e da roda de samba Bom, teve pintuagem com Ana Carolina; circo, malabares e recreação infantil com Sol Guillan, e ainda a apresentação do Terê Music Charme, que se apresenta no anfieteatro da Casa de Cultura e agora faz parte do grupo fixo do Cultura nos Bairros. Do Caleme, participaram o grupo Aero Hit e a banda Hookó Sheep, Indie Rock, Rock independente, que arrancaram aplausos de todos.