Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Atraso no pagamento do FGTS gera rescisão indireta do contrato de trabalho, seguno TST (Tema 70)

O que antes era considerado pela Justiça do Trabalho como uma mera falta contratual o atraso no pagamento do FGTS por parte do empregador virou causa de rescisão indireta do contrato de trabalho, segundo pacificou o Tribunal Superior do Trabalho em julgamento de tese vinculante, sendo fixado o tema de número 70.

Na integra ficou pacificado pelo referido tema que: A ausência ou irregularidade no recolhimento dos depósitos de FGTS caracteriza descumprimento de obrigação contratual, nos termos do art. 483, “d”, da CLT, suficiente para configurar a rescisão indireta do contrato de trabalho, sendo desnecessário o requisito da imediatidade.

Como se sabe todo empregador tem o dever de pagar 8% sobre a remuneração do empregado, devendo o deposito ser realizado até o dia 20 do mês subsequente ao mês trabalhado. Caso o dia 20 seja dia não útil ou último dia útil do ano, o recolhimento é antecipado para o dia útil imediatamente anterior.

Para efeito de vencimento, considera-se como dia não útil, o sábado, o domingo e todo aquele constante do Calendário Nacional de feriados bancários divulgados pelo Banco Central do Brasil – BACEN. Se o empregador depositar após o vencimento, o depósito deve receber juros e correção monetária.

As contas vinculadas ao FGTS possuem atualização monetária mensal e juros de 3% a.a., conforme previsto na Lei nº 8.036 de 11/05/1990, sendo este um patrimônio jurídico de todo o trabalhador.

Para ter acesso ao saque dos valores depositados o empregado deve preencher umas das seguintes condições: Contrato de trabalho rescindido, pelo empregador, sem justa causa; Extinção normal do contrato de trabalho a termo; Aposentadoria concedida pela Previdência Social; Permanência do trabalhador por três anos ininterruptos fora do regime do FGTS; Permanência da conta vinculada por três anos ininterruptos sem crédito de depósito, para afastamento ocorrido até 3.7.1990.

Para conferir se o empregador está depositando corretamente os valores devidos ao FGTS o empregado poderá ter acesso a sua conta por diversos meios, em especial pelo aplicativo APP FGTS, via SMS (serviço de mensagens) e diretamente em uma das agências da Caixa Econômica Federal, requerendo, para tanto, o extrato de sua conta vinculada.

Com o advento do tema 70 do TST os empregadores devem ficar cada vez mais atentos ao pagamento tempestivo e correto do FGTS de seus empregados pois, como visto, a sua inadimplência acarretara na rescisão indireta do contrato de trabalho, sendo o empregador, nestes casos, condenado ao pagamento das verbas rescisórias como se estivesse dispensando o trabalhador.

Observa-se que além da rescisão indireta a ser reconhecida em Juízo pelo inadimplemento do FGTS, que seria equivalente a uma “justa causa” aplicada pelo trabalhador em decorrência da inadimplência contratual (artigo 483 da CLT), o patrão ainda fica sujeito ao pagamento de uma multa equivalente a remuneração do Obreiro, prevista no artigo 477 do texto Consolidado e cuja aplicação ocorrera automaticamente, conforme tema 52 do TST.

Roberto Monteverde. Sócio fundador do escritório MVM ADVOGADOS. Advogado especialista e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela UCAM (Universidade Candido Mendes), consultor e procurador jurídico do Sindicato dos Rodoviários de Carga e Passageiros de Teresópolis e Guapimirim e Sindicato da Industria da Alimentação, Padaria e Confeitaria de Teresópolis e Magé, Congressista e autor de artigos jurídicos. Instagram: @robertomonteverde.adv

Roberto Monteverde

Tags

Compartilhe:

Outros Artigos
Edição 21/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Quatro fontes com água imprópria em Teresópolis

Polícia registra três golpes envolvendo aluguel de imóveis em Teresópolis

Acusados de tortura em ‘tribunal do tráfico’ são presos em Guapimirim

TSE alerta sobre regularização de títulos cancelados

Fisioterapeuta de Teresópolis lança livro que envolve famílias no cuidado com os idosos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE