Maria Eduarda Maia
Do dia 10 a 12 de setembro, na Praça Olímpica Luís de Camões, no centro da cidade, os consumidores terão a oportunidade de negociar a melhor forma de pagar os seus débitos e reorganizar suas finanças com o 2º Mutirão Estadual de Renegociação do Consumidor. A iniciativa contará com a participação de empresas, entre bancosm operadoras de telefonia, varejistas e concessionárias de água e luz. Segundo o Governo do Estado, confirmaram participação: Consulta SPC, Enel, Águas da Imperatriz, Light, Claro, Vivo, Tim, Santander, Itaú, BV, Banco Pan, BMG, AGIBANK, C&A e Casas Bahia.
Segundo o procurador geral de Teresópolis, Geraldo Menezes, o principal objetivo é contribuir para o resgate da cidadania. “Existem muitos consumidores com dívidas em diversas empresas. Convidamos várias empresas para participar do evento e facilitar na elaboração dos acordos. Nós estamos montando uma estrutura que vai atender a todos, com sete advogados, dois estagiários e o procurador geral, além da coordenadora do PROCON, a doutora Carla Menezes”, declarou Geraldo ao Diário, enfatizando que toda a equipe estará à disposição de todos os interessados.
Iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor (SEDCON) e o Procon-RJ, em parceria com a Prefeitura de Teresópolis, através da Procuradoria Geral (PGM)/Procon Teresópolis, o mutirão será realizado no mês em que o Código de Proteção e Defesa do Consumidor completa 35 anos de existência (Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990). “Nada mais justo de difundir essa ideia com a realização desse mutirão. O interessado irá falar das suas questões e, com a empresa do lado, terá um acordo. Com o acordo realizado, de imediato, o nome do consumidor é retirado do Serasa, por exemplo, resgatando sua cidadania”, completou Geraldo Menezes.
Como participar
Os interessados deverão levar documento oficial com foto (RG ou CNH), comprovante da dívida e comprovante de residência. Os atendimentos acontecerão das 10h às 17h e serão mediados por técnicos da SEDCON e do Procon-RJ, para garantir acordos seguros e válidos. Haverá distribuição de senhas das 10h às 13h.