Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Alessandra Amiuna fala sobre o plantio de ipês-amarelos no canteiro central em Teresópolis

Espécie já está ao longo da Reta há 15 anos transformando a paisagem urbana

Maria Eduarda Maia

Nos últimos dias, em meio ao grande fluxo de veículos e pessoas, uma das espécies que ficam no canteiro central da Reta se tornou atração por conta de seu vívido tom de amarelo, o Ipê, sendo protagonista em várias fotos e vídeos nas redes sociais. Essas belas flores amarelas surgem apenas por alguns dias do ano, transformando a paisagem urbana em um grande espetáculo.

Muitos não sabem, mas esses belos ipês já fazem parte do cenário da Reta há 15 anos, como conta Alessandra Amiuna, que estava à frente do setor de Parques e Jardins na época. “Em 2010, surgiu a proposta de transformar a Reta com árvores, que não estivessem com um porte muito alto, substituindo algumas plantas, inclusive que eram venenosas, para espécies nativas do nosso país. E nada mais nativo do que o ipê, que é uma planta símbolo do Brasil”, explica a paisagista e artista floral, que também contou que ao longo das avenidas Lúcio Meira e Feliciano Sodré foram plantadas cerca de oito espécies por ela e sua equipe.

O toque especial das flores amarelas fazem um lindo contraste com os dias de céu azul do Inverno. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário

Sentimento de emoção
Para a paisagista Alessandra, é muito emocionante passar ao longo da Reta e ver os ipês-amarelos sendo um espetáculo a parte em meio ao cenário urbano. “A Reta está toda florida. É uma emoção muito grande porque o trabalho do paisagismo não tem efeito imediato, principalmente quando estamos falando de árvores. É um efeito a longo prazo. Estamos falando de 2010 e agora eles estão no seu pico de florescimento”, declarou Alessandra Amiuna, dizendo também que é muito gratificante ver o trabalho dando fruto, literalmente. “Ainda mais lindo é ver quando as flores vão caindo e fica aquele mar amarelo no chão. Tenho visto muitas pessoas postando fotos assim. Fico muito feliz de ter conseguido contribuir com a cidade de Teresópolis, que é tão linda e que merece tanto esse cuidado”, concluiu.

“Ainda mais lindo é ver quando as flores vão caindo e fica aquele mar amarelo no chão”, como conta Alessandra Amiuna. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário

Flor Nacional
Encontrado em todas as regiões do Brasil, o Ipê sempre chamou a atenção de poetas, escritores e até de políticos. Tanto que, em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou ipê-amarelo a Flor Nacional. A escolha levou em conta o fato da espécie estar presente em todas as regiões do país, e principalmente pelo tom vibrante das suas flores.

Teresópolis 18/12/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis trabalha para fortalecer o Plano Municipal da Mata Atlântica

Polícia procura suspeito de tentativa de homicídio no Meudon

Teresópolis Shopping inaugura maior sala da rede Cine Show

Governo do estado deposita segunda parcela do 13° salário do funcionalismo nesta sexta-feira

Secretaria de Saúde divulga análise da água das principais fontes de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE