Os consumidores de Teresópolis que desejam colocar a vida financeira em dia têm até esta sexta-feira, 12 de setembro, para participar do 2º Mutirão Estadual da Renegociação do Consumidor. O evento acontece na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea, das 10h às 17h.
A iniciativa reúne 15 empresas, incluindo bancos, operadoras de telefonia, varejistas e concessionárias de água e luz. Entre as instituições confirmadas estão: Consulta SPC, Enel, Águas da Imperatriz, Light, Claro, Vivo, Tim, Santander, Itaú, BV, Banco Pan, BMG, Agibank, C&A e Casas Bahia.
Os atendimentos são mediados por técnicos da Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor (SEDCON) e do Procon-RJ, garantindo acordos seguros e válidos. A ação é uma iniciativa do Governo do Estado em comemoração aos 35 anos do Código de Defesa do Consumidor, com apoio da Prefeitura de Teresópolis, por meio da Procuradoria Geral (PGM)/Procon Teresópolis.

“As empresas participam e fazem a melhor negociação possível com quem tem pendência financeira a resolver. Nossa expectativa é que o número de atendimentos aumente nos próximos dois dias”, pontuou Geraldo Menezes, Procurador Geral do Município, agradecendo a parceria com o Governo do Estado.
É a primeira vez que a SEDCON realiza esse tipo de evento em Teresópolis. No primeiro dia, o atendimento presencial reuniu equipes das concessionárias Enel e Águas da Imperatriz e dos bancos Bradesco e Itaú. Com as demais empresas participantes, o atendimento é feito online.
Mediação de acordos e cartilha
As negociações são mediadas por técnicos da SEDCON e do Procon-RJ, para garantir acordos seguros e válidos. “A finalidade desse mutirão é facilitar a vida dos consumidores que tiveram dificuldade de fazer qualquer tipo de renegociação para sair do endividamento. É a oportunidade da pessoa ter um amparo legal para resolver o seu problema e seguir a sua vida com tranquilidade”, destacou Wagner Rosa, assistente do Procon-RJ e coordenador do mutirão.
Durante o evento, são distribuídas as cartilhas ‘Comentários Básicos do Código de Defesa do Consumidor – uma leitura fácil e dinâmica’ e ‘Educação Financeira da Família’, produzidas pelo Governo do Estado. O objetivo é orientar os consumidores sobre como fazer uma boa organização financeira.
Como participar
Para participar, o consumidor deve apresentar documento oficial com foto (RG ou CNH), comprovante da dívida e comprovante de residência. A distribuição de senhas acontece das 10h às 13h.









