Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

SINDPMT convoca assembleia por 14º salário

Presidente alerta para a possibilidade de paralisação; Prefeito reforça o compromisso com o servidor e pede mais tempo para quitar 14º

Luiz Bandeira

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis (SINDPMT) convocou uma assembleia geral da categoria para discutir uma série de pendências salariais e trabalhistas que, segundo a entidade, ainda não foram regularizadas pela administração municipal. O encontro deve deliberar, inclusive, sobre a possibilidade de paralisação dos serviços públicos.

De acordo com o presidente do sindicato, Alexandre Pimentel, a principal pauta é o pagamento do 14º salário, aprovado por lei na Câmara Municipal e previsto como um direito dos servidores. “A nossa luta é para que ele seja pago proporcionalmente ao tempo de serviço e não por porcentagem, como tem sido interpretado pela gestão. Se o servidor trabalhou 12 meses, tem que receber o salário integral. Se trabalhou 6 meses, recebe proporcionalmente”, afirmou Alexandre.

Atrasos acumulados
O presidente do SINDPMT também relembra que, ao final da administração passada, ainda em 2024, houve atraso no pagamento do salário de dezembro e do 13º salário. “O prefeito optou por pagar os salários primeiro, já que isso evitaria uma greve. Já o 13º foi parcelado em dez vezes”, disse.

Além disso, o sindicato aponta pendências em horas-extras de profissionais da saúde e da educação. “Na saúde, seis servidores ainda não receberam horas-extras desde janeiro. Já na educação, houve um pagamento com valor inferior ao registrado. Informamos à secretária de Educação, Carla Rabello, mas não tivemos retorno”, explicou Alexandre.

Outro ponto sensível é o cartão Riocard, utilizado por servidores para o transporte público, que estaria sem recarga. “A secretária de Administração nos garantiu que tudo seria resolvido, acredito que, nesse caso haverá solução concreta”, completou o sindicalista.

Categoria pode decidir por paralisação
Com tantos impasses, Alexandre Pimentel admite que a paralisação dos serviços não está descartada: “O presidente do sindicato não tem poder de decretar greve. Por isso convocamos a assembleia: quem decide é o servidor. Se eles decidirem que devemos ir à porta da prefeitura reivindicar nossos direitos, assim será.”

“Nosso compromisso é pagar certo e em dia. Mesmo com dificuldades, estamos fazendo o possível dentro da realidade financeira da cidade.”, garante Prefeito Leonardo Vasconcellos. Foto Juliana Ludwig

Prefeitura diz já ter quitado 97 milhões em dívidas
Em resposta, o prefeito Leonardo Vasconcellos reconheceu as dívidas deixadas pela gestão anterior e afirmou que já quitou o 13º salário, o salário de dezembro de 2024 e que os salários atuais estão em dia. “Em janeiro, assumimos com mais de R$ 96 milhões em dívidas só com pessoal. Hoje, falta apenas o 14º. Tudo o que foi comprometido já foi pago”, afirmou o prefeito.

Sobre o 14º salário, Vasconcellos explica que a legislação prevê pagamento entre 1% e 100% do valor e que tenta encontrar uma forma de oferecer um percentual maior. “Não quero pagar só 1%, por isso ainda não paguei. Estou buscando alternativas para pagar um valor mais digno. Nosso esforço está em alavancar receitas com eventos como a FEPORT, que trazem retorno financeiro direto para o município”, justificou.

O prefeito também comentou sobre a questão das horas-extras da educação, atribuindo o problema a falhas no processamento da folha. Segundo ele, a dívida de R$ 300 mil já foi quitada. “Nosso compromisso é pagar certo e em dia. Mesmo com dificuldades, estamos fazendo o possível dentro da realidade financeira da cidade. Hoje a gente só tá tendo condição, infelizmente, de fazer o arroz com feijão, mesmo assim bem servido no dia e na hora que foi combinado”

A assembleia convocada pelo SINDPMT deve acontecer nos próximos dias, e dela podem sair decisões importantes sobre os rumos da mobilização da categoria. O sindicato espera que o prefeito apresente um cronograma claro para pagamento dos valores ainda devidos, a fim de evitar maiores conflitos e garantir a valorização dos servidores municipais.

Teresópolis 12/12/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Restaurante em Teresópolis tem clima de boteco e cardápio inspirado no Rio de Janeiro

Moradores da RJ-130 realizam abaixo-assinado pedindo retorno urgente dos radares

Câmara reprova as contas do governo Vinicius Claussen

Polícia procura trio suspeito de praticar furtos no comércio de Teresópolis

Feira de “Natau” incentiva adoção responsável em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE