Convidado pelo vereador Dr. Amorim, depois das boas participações das secretárias Erika Marra e Carla Rabello, o secretário de Cultura Wanderley Peres também participou, nesta sexta-feira, 12, da Visita Guiada Câmara-Escola, projeto da Comissão Câmara do Futuro, composta ainda pelos vereadores Dudu do Resgate e Paulinho Nogueira. Assistidos pelos professores, tomaram os assentos dos vereadores, desta vez, os alunos do colégio Carmo, que não desviaram o olhar e o pensamento da Mesa Diretora mirim, composta pelos colegas de classe.
“As cidades são a melhor invenção do homem. Juntos, produzimos bens e serviços de que todos precisamos, e aprendemos uns com os outros, nos fazendo sentir seguros, contribuindo com a nossa força de trabalho para a sociedade progredir, e progredindo com ela o Estado e o País”, lembrou Wanderley às atentas crianças no parlamento, observando que nem dá para imaginarmos o homem em são juízo morando distantes uns dos outros. “Nem haveria espaço no mundo para oito bilhões de solitários, porque é o que seríamos se não fossem as cidades. Indivíduos que viveriam por si, sem a ajuda do próximo. E quando falamos em ajuda é isso mesmo, porque a cidade foi feita para que nos ajudássemos, cada um produzindo com a sua arte e saber o bem-estar do outro, daí a importância do projeto dos vereadores, que forma cidadãos críticos, ampliando os seus conhecimentos para a construção de um lugar melhor para todos viverem, disse.
“Muito propício ao saudável contato entre o Poder Legislativo e os alunos das escolas das redes pública e privada”, segundo o vereador Dudu do Resgate, o projeto Câmara Escola já atendeu diversos educandários, sempre enaltecendo a cidadania e a história do município, e ainda o conhecimento da cidade, essa maravilhosa invenção que só funciona bem se as pessoas entenderem o seu papel na sociedade como escreveu o secretário em livro. Para o vereador Paulinho Nogueira, é preciso que se fale mais para as crianças, sempre que houver a oportunidade. “E precisamos ouvir também o que elas pensam, porque é assim que vamos provocar o gosto delas pela política, que as sociedades não vivem sem ela. Só formando cidadãos críticos vamos construir um futuro melhor”. Vereador decano da Câmara Municipal, que cumpre o seu inédito hepta mandato, Dr. Amorim também comemorou a presença das crianças. “Ver o entusiasmo dessas crianças ao conhecerem o Plenário, sentarem nas cadeiras dos vereadores e aprenderem sobre participação cidadã é a prova de que investir na educação é investir no futuro”.