Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Estácio Teresópolis marcaram presença na Conferência Internacional de Arquitetura e Urbanismo (CAU), realizada em Brasília, na semana passada. A instituição foi a única universidade da Serra do Rio de Janeiro a participar do encontro, que reuniu acadêmicos, profissionais e especialistas da área.
A delegação da Estácio foi composta pelos alunos Luiza Cumaru, Érika Gomes, Geórgia Carvalho, Tainá da Silva, Marcelle Rodrigues, Elço de Souza, Laryssa Bulhões e Laura Rollemberg, sob a coordenação da professora Eclea Morais.

Para a estudante Geórgia Carvalho, a participação no congresso ampliou horizontes. “Foram dias incríveis no Congresso, com uma experiência que só aqui tivemos a oportunidade de vivenciar: estar com outros profissionais, trocar ideias e conhecer novas perspectivas dentro da nossa área”, relatou.
Já Érika Gomes destacou o impacto da experiência na formação profissional.
“A presença no congresso traz uma renovação de pensamento, de ideias e até de diretrizes, mudando o nosso posicionamento como futuros arquitetos. As vezes você pensa que vai seguir por um caminho, como interiores e, em uma palestra, descobre novas possibilidades. Além disso, eventos como esse ajudam a valorizar a profissão e fortalecem a união com o poder público para melhorias na comunidade”, afirmou.
A coordenadora do curso, Eclea Morais, ressaltou a importância do contato dos alunos com a dimensão internacional da profissão. “Estar em um evento desse porte é fundamental para que nossos estudantes percebam a amplitude da Arquitetura e do Urbanismo. Eles não apenas aprendem com grandes nomes da área, mas também compreendem seu papel social e transformador, levando esse conhecimento de volta para a nossa região”, concluiu.