Isla Gomes
Após um processo de diálogo entre o proprietário da Fazenda Dois Bicos, o gestor da APA do Vale dos Frades (INEA) e a Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (FEEMERJ), a Trilha Dois Bicos ganha um novo percurso. A alteração garante a preservação ambiental e o respeito à propriedade privada, já que o trajeto deixa de passar por áreas de pastagem. A iniciativa também reafirma o compromisso do montanhismo organizado com a prática de baixo impacto e a manutenção sustentável das trilhas locais.
A cerimônia de inauguração do novo traçado acontece neste sábado (27), às 10h, na Fazenda Dois Bicos, em Frades, Teresópolis. Referência em ultramaratona e solidariedade na cidade, o corredor Delino Tomé, de 71 anos, percorreu o trajeto antes da inauguração e destacou as belezas do local.
“Pude constatar que a trilha já está devidamente sinalizada. O percurso é um espetáculo, um visual maravilhoso que vale a pena ser contemplado por todos”, afirmou o atleta, conhecido como o “mineiro teresopolitano”. Delino também confirmou presença no evento: “Com certeza estarei lá, acho importante incentivar que as pessoas conheçam a vista maravilhosa dos Dois Bicos. Parece um mirante, é incrível”.

Preservação em foco
Ao se aventurar em trilhas, é fundamental lembrar que esses espaços fazem parte de ecossistemas delicados e vulneráveis ao impacto humano. O lixo deixado para trás, por exemplo, pode causar danos irreparáveis à fauna e à flora locais.
A preservação não só protege a vida selvagem, mas também garante a segurança e a acessibilidade dos caminhos. Por isso, trilhadores conscientes devem recolher todo o lixo produzido, inclusive restos de comida orgânica, que também prejudicam o ambiente.
