Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis recebe certificação de eliminação da transmissão vertical do HIV/Aids

O certificado é um reconhecimento destinado a municípios e estados que atingem os parâmetros estabelecidos para prevenir a transmissão do vírus

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu a certificação de eliminação da transmissão vertical do HIV/Aids, concedida pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). O certificado é um reconhecimento destinado a municípios e estados que atingem os parâmetros estabelecidos para prevenir a transmissão do vírus de mãe para filho durante a gestação, o parto ou a amamentação.
Assim como Teresópolis, as cidades de Mesquita e Volta Redonda também foram indicadas para participar do processo de certificação, uma vez que não registraram casos de transmissão vertical do HIV/Aids nos anos analisados. Para os profissionais da Divisão de Vigilância Epidemiológica, a certificação representa o reconhecimento de todo o trabalho realizado ao longo dos anos e, para o município, um prêmio por todo o processo de cuidado às pessoas.
O secretário municipal de Saúde, Fábio Gallote, falou sobre a conquista: “A certificação concedida pelo Ministério da Saúde e pela OPAS/OMS é motivo de orgulho não apenas para a Secretaria, mas também para toda a gestão municipal, pois representa o compromisso dos nossos profissionais com a eliminação da transmissão vertical, acolhendo nossas pacientes e oferecendo a elas o melhor tratamento disponível” , declarou.
O processo de certificação envolve a qualificação das equipes de saúde, o aprimoramento dos sistemas de informação e a redução drástica dos casos de transmissão, visando à eliminação do HIV como problema de saúde pública, de acordo com o programa “Brasil Saudável: Unir para Cuidar.” A certificação busca estimular a mobilização nacional de gestores, profissionais de saúde e da sociedade civil para a continuidade dos esforços na eliminação da transmissão vertical do HIV e da sífilis, um dos principais marcos de saúde pública no país.

Edição 11/11/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio comprado pela prefeitura com recursos do Fundeb continua em disputa judicial

Operação Lei Seca autuou 49 motoristas em Teresópolis

Teresópolis recebe evento sobre uso da tecnologia no campo

Estácio Teresópolis oferece cursos profissionalizantes gratuitos

Entre Cantos: grande público aplaude os corais de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE