Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Feira Agroecológica de Teresópolis, agricultura familiar e pequenos produtores valorizados

Agricultores prezam pela venda de produtos orgânicos, abastecendo várias casas

Maria Eduarda Maia

Reconhecida oficialmente como Capital Estadual da Agricultura Familiar, Teresópolis se destaca por garantir alimentos frescos e saudáveis na mesa de milhares de pessoas. E este reconhecimento não é sem razão, visto que o município, por exmplo, é responsável por abastecer boa parte do mercado fluminense com suas hortaliças folhosas. E por trás de cada alimento, está a força das famílias que se dedicam e trabalham diariamente para fazer com que todos os produtos cheguem na casa de diversas pessoas.
Um dos lugares em que fica evidente toda essa dedicação da agricultura familiar é a tradicional Feira Agroecológica de Teresópolis, que fica localizada em um dos terrenos da antiga fábrica Sudamtex, na Rua Nilza Chiapeta Fadigas, nº 150, na Várzea, e reúne agricultores e produtores que prezam pela venda dos produtos orgânicos, preservando e respeitando o meio ambiente.

Dedicação e cultivo
A reportagem do Diário foi até a Feira Agroecológica de Teresópolis para saber um pouco mais sobre esses produtos sustentáveis e benéficos para a saúde e o meio ambiente. “Esse cultivo é simples. Talvez seja mais fácil produzir o orgânico do que o produto com agrotóxico. O alimento orgânico você planta e cuida da terra, que precisa de um carinho e atenção. Assim, as minhocas fazem o seu trabalho, com o composto. Tudo o que você planta, acaba colhendo bem”, contou o produtor Rogério de Aquino.
Assim como explica Rogério, o agrotóxico é muito prejudicial para a terra e, consequentemente, para os alimentos. “O agrotóxico é um veneno que vai acabando com a terra, que precisa estar forte para as lavouras darem resultado. Fico tudo coisa boa e a raiz fica forte”, pontuou o produtor, que também destacou que as lavouras orgânicas possuem uma capacidade melhor para a produção de alimento.
O produtor ainda ressaltou que por plantar poucos alimentos é possível ter uma maior atenção para cada um deles, garantindo que produtos cheguem até a mesa de várias famílias com qualidade. “Com a produção de poucos alimentos, conseguimos ter um amor e carinho com eles, selecionando os melhres. Plantamos poucos alimentos, mas com variedade, cuidado melhor de cada plantação”, explicou Rogério de Aquino.

Aos sábados, a Feira Agroecológica recebe músicos para alegrarem o público. Foto: Divulgação

Benefícios dos orgânicos
Esses produtos agroecológicos que são vendidos na feira são extremamente benéficos para a saúde da população, por não causar doenças por conta dos agrotóxicos, além de não causar danos ao meio ambiente. “Os benefícios são inúmeros. Você vai perceber na sua pele e no intestino, por exemplo. A sua saúde em geral vai melhorar. Então, pode comer todos esses alimentos a vontade”, declarou a voluntária Lili Lazoski, elencando ainda quais são os produtos da época, agora que começou a primavera. Morango, brócolis, couve, alho, batata inglesa, cenoura, repolho e ervilha estão nessa lista.

“Todo sábado temos uma programação. No segundo sábado do mês tem o tradicional grupo Pirueta, de teatro infantil, com muita brincadeira boa. Nos sábados também temos música”, contou um dos fundadores da feira, Beto Selig. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário

Programação para toda a família
Além da venda dos produtos orgânicos, que valorizam essa agricultura familiar e agroecológica, a Feira Agroecológica também possui outras atividades, sendo um local ideal para passar momentos em família. “Todo sábado temos uma programação. No segundo sábado do mês tem o tradicional grupo Pirueta, de teatro infantil, com muita brincadeira boa. Nos sábados também temos música. Sempre que os amigos da música podem vir, chegam e prestigiam o espaço”, contou um dos fundadores da tradicional feira, que também é produtor, Beto Selig.
Ainda segundo Beto, as crianças também conseguem se divertir no gramado do espaço, enquanto seus responsáveis escolhem os melhores alimentos para levar para casa. “Também temos um gramado aqui que, geralmente aos sábados, as crianças ficam brincando, andando de bicicleta e jogando bola, enquanto os adultos fazem as compras, comem e conversam”, disse o produtor rural, frisando que o ambiente é agradável, sendo também um ponto de encontro de amigos.

“Os benefícios são inúmeros. Você vai perceber na sua pele e no intestino, por exemplo. A sua saúde em geral vai melhorar. Então, pode comer todos esses alimentos a vontade”, declarou a voluntária Lili Lazoski. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário

Serviço
Atualmente, a feirinha conta com cerca de 30 produtores rurais comercializando frutas, legumes e verduras sem agrotóxicos, funcionando as quartas e sábados, das 8h às 13h. O Instagram da feira é @organicosparatodos.aat .

“Com a produção de poucos alimentos, conseguimos ter um amor e carinho com eles, selecionando os melhres. Plantamos poucos alimentos, mas com variedade, cuidado melhor de cada plantação”, explicou o produtor Rogério de Aquino. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário

Tags

Compartilhe:

Edição 25/09/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Cresce uso de motos elétricas em Teresópolis e município avança para regulamentação

Feira Agroecológica de Teresópolis, agricultura familiar e pequenos produtores valorizados

Professores de Teresópolis denunciam calúnia em rede social

Guarda Municipal intensifica ações contra veículos abandonados em Teresópolis

Criminoso envolvido em homicídio no Maranhão é preso em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE