Maria Eduarda Maia
Uma das padroeiras de Teresópolis, Santa Teresa D’Ávila será celebrada neste ano com uma programação especial. As festividades começam na próxima segunda-feira (6) e a agenda religiosa segue até o dia de sua homenagem, 15 de outubro. Entretanto, nesta edição – realizada em parceria entre a Paróquia de Santa Teresa, a Mox Produções e a Prefeitura Municipal – a festa se estende até o dia 19, prometendo movimentar a economia local e fortalecer o turismo religioso e cultural.
“Este ano estamos vivendo nas igrejas do mundo inteiro o ano da esperança, para despertá-la no coração de todos. Precisamos deixar bem clara a diferença entre expectativa e esperança. A expectativa todos nós temos, de que algo aconteça e possamos conquistar rapidamente esse desejo. Já a esperança é um dom divino, de Deus, que é eterna, e tem um nome: Jesus”, declarou o pároco da Igreja de Santa Teresa, Padre Jorge Medeiros, ao explicar a temática desta edição: despertar na população a esperança que não se acaba. “Vale a pena caminhar e viver na esperança, despertando corações que às vezes estão adormecidos para encontrar um amor maior”, completou.

Programação extensa
As celebrações em homenagem a Santa Teresa D’Ávila começam com a abertura solene da novena, no dia 6 de outubro. Segundo o Padre Jorge Medeiros, a novena contará com a presença de padres de toda a Diocese, além de convidados do Rio de Janeiro e da Comunidade Canção Nova. “A programação religiosa vai até o dia 15, data da nossa padroeira, mas a festa não poderia acabar em uma simples quarta-feira. Por isso, seguirá até o dia 19, com muita alegria, shows de música católica e popular, parquinho, barraquinhas e confraternização, porque a alegria é a expressão da esperança e também da presença de Deus”, disse.
No dia de Santa Teresa também haverá uma homenagem especial aos professores. “Teremos missas e bênção dedicada a todos aqueles que educam e orientam os primeiros passos na formação de tantas pessoas”, destacou o pároco.
Durante a festividade, será celebrada ainda a solenidade de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, no dia 12 de outubro, com diversas missas ao longo do dia. “Estaremos invocando para que reine a paz, a prosperidade e o amor comum entre todos”, completou Padre Jorge.

Reforma da igreja
A Praça da Matriz de Santa Teresa está em obras, assim como a Igreja, que passa por ampliação. Durante as festividades, parte da reforma já será entregue à população. “No dia 6, na abertura da festa com o primeiro dia da novena, um dos espaços laterais da igreja já poderá ser utilizado. Todos os bancos estão prontos e guardados em nossa garagem. Todo esse trabalho é para a sociedade, para oferecer mais dignidade, beleza e espaço de oração”, explicou o pároco.
Ao longo da festa, a praça terá menos tapumes, possibilitando melhor acolhimento do público. “O espaço será suficiente para receber a todos nesta grande festividade”, disse.
Ainda de acordo com o Padre Jorge Medeiros, até o fim do ano, para as celebrações de Natal, a parte interna da Matriz já estará pronta, e a parte externa em fase avançada. “Teremos uma praça com mais segurança, beleza e atrativos, incluindo dois chafarizes, cadeiras, bancos e mesas para convivência. A praça é de todos, não apenas da Igreja”, concluiu.
Confira abaixo a programação religiosa completa, do dia 6 a 15 de outubro:
Programação da novena
- Dia 06 (segunda-feira), às 19h: Padre Evandro (Canção Nova)
- Dia 07 (terça-feira), às 19h: Padre Marcelo Alvarenga
- Dia 08 (quarta-feira), às 19h: Padre Willyam
- Dia 09 (quinta-feira), às 19h: Padre Luiz Henrique
- Dia 10 (sexta-feira), às 19h: Padre Carlos Henrique
- Dia 11 (sábado), às 19h: Padre Luizinho
Dia 12 – Solenidade de Nossa Senhora de Aparecida
- Missas: 7h, 8h30, 10h30, 17h e 19h
- 16h – Carreata pelas ruas da cidade
- 19h – Dom José Maria Pereira
Dia 13 (segunda-feira), às 19h – Dom Luiz Henrique
Dia 14 (terça-feira), às 19h – Padre Paulo Cesar
Dia 15 – Solenidade de Santa Teresa
- Missas: 8h, 10h30 e 15h (procissão após a Missa)
- 19h – Dom Joel Portella Amado
Programação festiva
- Dia 12: almoço da padroeira do Brasil (cardápio: frango e linguiça na brasa)
- Dia 15: almoço da padroeira da cidade de Teresópolis (cardápio: feijão tropeiro)