Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Operação embarga extração ilegal de areia em Teresópolis

Ação do CPAm e Secretaria de Meio Ambiente flagra atividade clandestina em Providência, no 2º distrito

Juliana Ludwig

Uma operação conjunta do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Teresópolis embargou, nesta terça-feira (30), uma extração ilegal de areia na região de Providência, no 2º distrito do município.
No local, os agentes encontraram uma draga instalada dentro do rio e um caminhão utilizado para transportar o material. A estrutura funcionava como uma balsa equipada com sistema de sucção, confirmando a prática clandestina. Dois suspeitos foram conduzidos à 110ª Delegacia de Polícia, em Teresópolis, onde o caso foi registrado.
A ação foi deflagrada após denúncias de moradores da região e do Ministério Público, encaminhadas à Secretaria de Meio Ambiente.

Secretário municipal de Meio Ambiente, Leonardo Maia

Ocorrência gravíssima
Em entrevista à Diário TV, o secretário municipal de Meio Ambiente, Leonardo Maia, classificou o caso como gravíssimo para o meio ambiente. “É uma extração ilegal e criminosa de minérios, nesse caso areia, através de uma bomba flutuante, sem licença ambiental. É danosa não só ao meio ambiente, mas também à economia, já que empresas sérias pagam impostos e trabalham de forma correta”, destacou o secretário.
Ele reforçou ainda a importância da participação da população: “A denúncia é fundamental para que a secretaria possa agir e coibir esse tipo de crime ambiental”, completou.

Danos ambientais
A extração de areia sem licenciamento provoca sérios impactos, como a supressão da mata ciliar, erosão das margens e assoreamento de rios. Além de comprometer os cursos d’água, os efeitos podem atingir áreas de vegetação próximas, colocando em risco espécies nativas.

Crime ambiental
De acordo com a Lei de Crimes Ambientais, os responsáveis pela prática estão sujeitos a multas e detenção de seis meses a um ano. A investigação agora segue a cargo da Polícia Civil.

Denuncie
A população pode colaborar denunciando crimes ambientais. As ocorrências podem ser registradas pelo Sistema Eletrônico Municipal da Prefeitura (eOuve), disponível em www.teresopolis.rj.gov.br, ou pelo aplicativo para smartphones.
Outros canais são o atendimento presencial na Ouvidoria Geral (Av. Lúcio Meira, 375, sala 105 – Várzea), de segunda a sexta, das 9h às 18h; os telefones 162, (21) 2742-5074, (21) 2742-8761 e WhatsApp (21) 98126-4038; além do e-mail ouvidoria@teresopolis.rj.gov.br.


Tags

Compartilhe:

Edição 30/09/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Operação embarga extração ilegal de areia em Teresópolis

1º DE OUTUBRO: Dia Nacional do Idoso reforça valorização e respeito à terceira idade

Corpo em estado avançado de decomposição é encontrado em Teresópolis

Imóveis para venda e locação em Teresópolis

Confirmada a festa em homenagem a Santa Teresa em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE