O domingo (28) ensolarado proporcionou aos cadeirantes Kiko Thomaz e Tatiane Cibele Felippe um belo passeio pelo Parque Estadual dos Três Picos, unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e situada na Região Serrana do Rio. Por meio do Projeto Montanha Solidária, eles conseguiram chegar ao Pico da Caledônia, com 2.257 metros de altitude, considerado o segundo ponto mais alto da Serra do Mar, após um trajeto de cerca de dois quilômetros.
Para chegar ao Pico da Caledônia, a dupla de cadeirantes contou com a ajuda de cerca de 30 pessoas, entre guarda-parques do Inea e voluntários do Projeto Montanha Solidária. Durante o trajeto, os participantes puderam apreciar a diversidade biológica da unidade de conservação, e desfrutar de um visual incrível da região de Nova Friburgo proporcionando ao visitante, a partir do topo dessa montanha. “O nosso parque está de braços abertos para boas práticas que incentivam a inclusão e a acessibilidade de todos os visitantes e a parceria com o Projeto Montanha Solidária é fundamental para atingirmos esse objetivo”, disse o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
“Foi um passeio incrível, na verdade um sonho que consegui realizar, graças ao apoio de todos que nos auxiliaram no trajeto. Isso sem contar com toda a beleza da biodiversidade que eu pude apreciar. Sou muito grata a todos por esta experiência”, disse Tatiane Cibele. “Chegar ao topo dessa montanha foi uma experiência incrível. Foi pura emoção. Agradeço a todos que nos ajudaram”, destacou Kiko Thomaz.
O Projeto Montanha Solidária visa a inclusão e o acesso de pessoas com algum tipo de deficiência a locais como trilhas e cumes montanhosos. Para isso, a iniciativa oferece uma cadeira de rodas especial que consegue transportar até o alto da montanha, qualquer pessoa que tenha algum tipo de limitação física.
Sobre o parque
Com área aproximada de 65 mil hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana do Rio. Além do novo núcleo em Teresópolis, a unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo e um núcleo operacional em Guapimirim. O parque é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International.