De coloração amarronzada, que imita ambientes rochosos, uma rãzinha das pedras (Thoropa miliaris) foi avistada no Parque Estadual dos Três Picos, em Cachoeiras de Macacu. A unidade de conservação, que é administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), recebeu no último dia 29 de setembro, o Programa Vem Sapear. Durante a atividade, o anfíbio foi fotografado pelo guarda-parque da Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima, Ravi Balonecker, ao percorrer a Trilha da Ponte, um dos atrativos do Parque Estadual dos Três Picos.
O anfíbio tem ampla distribuição, mas é encontrado somente na América do Sul. De hábitos noturnos, a rãzinha das pedras alimenta-se basicamente de invertebrados: cupins, besouros, formigas e gafanhotos compõem o cardápio dessa espécie. O animal habita rochas úmidas próximas às cachoeiras.
“O Programa Vem Sapear incentiva a observação de anfíbio e tem como objetivo promover a educação ambiental e a sensibilização visando conservar a biodiversidade. Os anfíbios exercem uma importante função na natureza: contribuem no controle de pragas e são indicadores da saúde ambiental. Mais uma riqueza do nosso patrimônio ambiental”, destacou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Sobre o parque
om área aproximada de 65 mil hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana do Rio. Além do novo núcleo em Teresópolis, a unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo e um núcleo operacional em Guapimirim. O parque é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International.