A 5ª Concentração de Árbitros do Quadro Nacional começou oficialmente nesta segunda-feira (13). Nesta edição, 64 árbitros, assistentes e árbitros de vídeo participarão de uma semana de atividades na Granja Comary, em Teresópolis. Os profissionais começaram a se apresentar no domingo (12) e seguirão concentrados de forma escalonada conforme suas designações para as Séries A, B e C, até o dia 19 de outubro.
O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra, destacou a importância da realização destas intertemporadas, que tem sido uma prioridade da atual gestão da entidade. “Essas intertemporadas são fundamentais para o aperfeiçoamento do trabalho dos árbitros. Como o nosso presidente Samir Xaud sempre fala, é uma educação continuada e é algo totalmente necessário. Pequenos ajustes são fundamentais. Diferentemente de competições internacionais de 30 dias, nossas competições duram 6, 8 e até 10 meses. Com isso, ao longo da caminhada, é necessário a aproximação de critério, manutenção da parte física e também um aprimoramento psicológico”, disse.
O objetivo é aprimorar os níveis de preparação técnica e física nas fases decisivas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Assim como nas quatro edições anteriores, o grupo passará por uma imersão completa em treinamentos teóricos e práticos, com acompanhamento técnico, físico e psicológico.
O Diretor Executivo de Gestão da CBF, Helder Melillo, reforçou que a entidade tem se preocupado cada vez mais com a preparação da arbitragem. Ele destacou que o investimento neste método de educação continuada vai contribuir significativamente para o desenvolvimento dos profissionais. “Desde o início de sua gestão, o presidente Samir Xaud tem nos orientado a ampliar os treinamentos dos árbitros. Hoje a gente inicia uma semana de treinos e recebe nossos árbitros na Granja Comary, na casa da CBF. Acreditamos que o investimento em educação continuada e tecnologia vai fazer com que a arbitragem se desenvolva ainda mais no futebol brasileiro”, afirmou.

Abertura oficial
Apesar de os árbitros e assistentes terem começado a chegar na Granja Comary no domingo (12), a abertura oficial aconteceu nesta segunda (13). Além de Rodrigo Cintra e Helder Melillo, também marcaram presença o vice-presidente da Federação Amapaense de Futebol, Netto Góes; o diretor de Competições da CBF, Julio Avellar; e o diretor de Desenvolvimento e Projetos da CBF, Matheus Senna.
Granja Comary
Esta é apenas a segunda vez que a arbitragem ficará concentrada no centro de treinamento da Seleção Brasileira, o que reforça o compromisso da CBF em oferecer as melhores condições de trabalho e desenvolvimento para os profissionais do apito. “Para os árbitros é muito importante estar aqui, ter esse sentimento de pertencimento e sentirem esse ambiente da Granja Comary. Todo mundo que gosta de futebol quer estar aqui na casa do futebol brasileiro e para os árbitros isso também é icônico. É algo ímpar e mostra a preocupação e o zelo da CBF, do nosso presidente Samir Xaud, e de toda a diretoria com a arbitragem”, afirmou Rodrigo Cintra sobre a utilização da infraestrutura da Granja Comary.

Psicológico forte
Uma das prioridades da Comissão de Arbitragem da CBF é o fortalecimento psicológico dos árbitros. Durante a 5ª Concentração do Quadro Nacional, os profissionais serão acompanhados a todo momento por João Ricardo Cozac, pós-doutor em Psicologia Esportiva, com experiência em diferentes modalidades, como automobilismo, vôlei e futebol. Além de palestras informativas e atendimentos individuais, os árbitros também serão divididos em grupos para a realização de trabalhos com foco no fortalecimento psicológico, autoestima e resiliência. “A parte psicológica, o controle mental e emocional são fundamentais sempre. Durante os jogos, o árbitro muitas vezes é testado ao limite. Então, eu acredito que o treinamento psicológico é uma ferramenta fundamental para a qualidade de performance dos árbitros”, disse Cozac.