Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Granja Comary recebe 64 árbitros do quadro nacional

Profissionais que atuam nas Séries A, B e C ficam até o dia 19 de outubro

A 5ª Concentração de Árbitros do Quadro Nacional começou oficialmente nesta segunda-feira (13). Nesta edição, 64 árbitros, assistentes e árbitros de vídeo participarão de uma semana de atividades na Granja Comary, em Teresópolis. Os profissionais começaram a se apresentar no domingo (12) e seguirão concentrados de forma escalonada conforme suas designações para as Séries A, B e C, até o dia 19 de outubro.
O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra, destacou a importância da realização destas intertemporadas, que tem sido uma prioridade da atual gestão da entidade. “Essas intertemporadas são fundamentais para o aperfeiçoamento do trabalho dos árbitros. Como o nosso presidente Samir Xaud sempre fala, é uma educação continuada e é algo totalmente necessário. Pequenos ajustes são fundamentais. Diferentemente de competições internacionais de 30 dias, nossas competições duram 6, 8 e até 10 meses. Com isso, ao longo da caminhada, é necessário a aproximação de critério, manutenção da parte física e também um aprimoramento psicológico”, disse.
O objetivo é aprimorar os níveis de preparação técnica e física nas fases decisivas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Assim como nas quatro edições anteriores, o grupo passará por uma imersão completa em treinamentos teóricos e práticos, com acompanhamento técnico, físico e psicológico.
O Diretor Executivo de Gestão da CBF, Helder Melillo, reforçou que a entidade tem se preocupado cada vez mais com a preparação da arbitragem. Ele destacou que o investimento neste método de educação continuada vai contribuir significativamente para o desenvolvimento dos profissionais. “Desde o início de sua gestão, o presidente Samir Xaud tem nos orientado a ampliar os treinamentos dos árbitros. Hoje a gente inicia uma semana de treinos e recebe nossos árbitros na Granja Comary, na casa da CBF. Acreditamos que o investimento em educação continuada e tecnologia vai fazer com que a arbitragem se desenvolva ainda mais no futebol brasileiro”, afirmou.

O objetivo é aprimorar os níveis de preparação técnica e física nas fases decisivas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Foto: Junior Souza/CBF

Abertura oficial
Apesar de os árbitros e assistentes terem começado a chegar na Granja Comary no domingo (12), a abertura oficial aconteceu nesta segunda (13). Além de Rodrigo Cintra e Helder Melillo, também marcaram presença o vice-presidente da Federação Amapaense de Futebol, Netto Góes; o diretor de Competições da CBF, Julio Avellar; e o diretor de Desenvolvimento e Projetos da CBF, Matheus Senna.

Granja Comary
Esta é apenas a segunda vez que a arbitragem ficará concentrada no centro de treinamento da Seleção Brasileira, o que reforça o compromisso da CBF em oferecer as melhores condições de trabalho e desenvolvimento para os profissionais do apito. “Para os árbitros é muito importante estar aqui, ter esse sentimento de pertencimento e sentirem esse ambiente da Granja Comary. Todo mundo que gosta de futebol quer estar aqui na casa do futebol brasileiro e para os árbitros isso também é icônico. É algo ímpar e mostra a preocupação e o zelo da CBF, do nosso presidente Samir Xaud, e de toda a diretoria com a arbitragem”, afirmou Rodrigo Cintra sobre a utilização da infraestrutura da Granja Comary.

Rodrigo Cintra durante abertura da 5ª Concentração de Árbitros do Quadro Nacional. Foto: Junior Souza/CBF

Psicológico forte
Uma das prioridades da Comissão de Arbitragem da CBF é o fortalecimento psicológico dos árbitros. Durante a 5ª Concentração do Quadro Nacional, os profissionais serão acompanhados a todo momento por João Ricardo Cozac, pós-doutor em Psicologia Esportiva, com experiência em diferentes modalidades, como automobilismo, vôlei e futebol. Além de palestras informativas e atendimentos individuais, os árbitros também serão divididos em grupos para a realização de trabalhos com foco no fortalecimento psicológico, autoestima e resiliência. “A parte psicológica, o controle mental e emocional são fundamentais sempre. Durante os jogos, o árbitro muitas vezes é testado ao limite. Então, eu acredito que o treinamento psicológico é uma ferramenta fundamental para a qualidade de performance dos árbitros”, disse Cozac.


Tags

Compartilhe:

Edição 11/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Jovem morre eletrocutado durante reforma de casa em Paineiras

Sine Teresópolis tem 368 vagas de emprego

Bonsucesso contará com cursos livres da Casa de Cultura Adolpho Bloch

delegacia

Homem morre após ser atingido por muro em Providência

Margem de rio utilizada como depósito de lixo na Cascata do Imbuí

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE