Maria Eduarda Maia
Neste dia 15 de outubro, o Brasil celebra o Dia dos Professores, uma data dedicada a reconhecer o trabalho, a dedicação e o papel transformador desses profissionais na formação de cidadãos e no desenvolvimento da sociedade, que se comprometem diariamente para garantir uma educação de qualidade. “É um dia que marca a existência dos professores, que devem ser celebrados todos os dias. É um momento de reflexão para nós professores, as famílias e os alunos da importância que cada um desses profissionais tem nas nossas vidas”, declarou a secretária municipal de Educação, que também é professora, Carla Rabello, destacando ainda que a formação acadêmica e do cidadão está diretamente ligada às experiências que a sociedade adquire na escola, na convivência e sob a orientação dos professores.
Para a Carla Rabello, é de extrema importância ressaltar que o papel dos professores não se limitam apenas a transmitir conhecimento, contribuindo também para a formação da sociedade. “Essa ideia da transmissão de conhecimento é uma coisa que muitas vezes a sociedade ainda deposita nos profissionais da educação, e nós temos uma visão muito mais ampliada dessa realidade”, frisou a professora, que também destacou que a formação de um ser humano que pode ser crítico, analisar as situações e também ajudar a resolver os problemas, perpassa todos os dias pelas salas de aula.

Valorização dos profissionais
Infelizmente, os professores enfrentam vários desafios durante suas rotinas diárias e em salas de aula, precisando muitas vezes se reinventarem para continuar ensinando com qualidade. Diante disso, a valorização e reconhecimento da categoria é fundamental. “Eu acho que a nossa sociedade precisa olhar para os professores como parceiros e apoiadores da educação da nossa família e da construção de uma sociedade mais justa. Às vezes, nos dias de hoje, a nossa categoria está sendo muito julgada e atacada com discursos de ódio, sem respeito com esses profissionais”, disse a secretária Carla Rabello.
Ainda segundo a professora, o dia 15 de outubro é um momento para agradecer cada professor, pessoa com que as famílias desde cedo confiam o cuidado de seus filhos, que posteriormente se tornam importantes peças na sociedade. “Reconhecer esse profissional é um dos atos mais nobre que podemos ter. Nós desejamos que você, professor, não desanime. Que você seja a luz todos os dias, iluminando a vida de muitas pessoas mesmo quando nem percebe que ali tinha escuridão”, concluiu Carla, desejando ainda um futuro mais equânime para a categoria, sem preconceito, sem lutas e uma sociedade mais justa. “Nós professores podemos contribuir e muito para que essa sociedade se realize e se concretize em um futuro bem próximo”, completou.