Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Enel registra grande número de colisões de veículos contra postes

Substituição da estrutura tem alto custo e causa prejuízos no fornecimento de energia

A Enel Distribuição Rio registrou 140 colisões de veículos em postes da rede elétrica no terceiro trimestre deste ano, o que representa uma média de mais de uma batida por dia nos municípios da área de concessão da distribuidora no estado. O volume de ocorrências é 4,5% superior ao anotado no mesmo período do ano passado, causando prejuízos e impactos no serviço. Entre janeiro e setembro de 2025, a distribuidora registrou 34 colisões com postes de energia elétrica na Região Serrana, sendo 12 em Teresópolis e 22 em Petrópolis.

Para ter uma ideia do prejuízo para consumidores, apenas nos meses de julho, agosto e setembro deste ano, cerca de 89 mil clientes tiveram o fornecimento de energia afetado por causa das colisões contra postes. As cidades que apresentaram maior crescimento neste tipo de ocorrência foram Niterói, Petrópolis, Maricá, Macaé e Cantagalo. “O aumento desse tipo de ocorrência é preocupante, já que demonstra a falta de conscientização dos motoristas em relação aos riscos e aos danos causados para toda a sociedade. A duração média para a substituição de um poste é de aproximadamente oito horas, mas, em casos mais graves, pode levar ainda mais tempo. Nossas equipes, muitas vezes, precisam substituir toda a rede elétrica ligada ao equipamento, o que demanda esforço e mais tempo de trabalho. Se houver a necessidade de perícia policial para liberar a área do acidente, o trabalho ainda se prolonga”, explica Fábio Damasceno, gerente do Centro de Operações do Sistema da Enel Rio.

Responsabilidade sobre os danos
Quando um poste é danificado por uma colisão, a Enel Distribuição Rio deve ser comunicada para realizar a sua troca. A concessionária direciona uma equipe imediatamente ao local para executar os reparos necessários, tanto no equipamento quanto na rede elétrica afetada pela ocorrência. A partir do registro da placa do veículo e das fotos do acidente, os custos operacionais gerados, incluindo desde o primeiro atendimento até a substituição ou reparo do poste e/ou da rede elétrica, são repassados ao setor Jurídico da empresa, que realiza a cobrança junto ao proprietário do veículo.

Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes podem entrar em contato com os canais de atendimento da distribuidora: site oficial da Enel Rio (www.enel.com.br), aplicativo Enel (disponível para iOS e Android), WhatsApp Elena (21) 99601-9608 e a Central de Relacionamento (0800 28 00 120).

Orientações da Enel

  • Em caso de acidente com poste, se houver queda do equipamento ou de cabos, procure ficar no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento pelas equipes da empresa;
  • Não se deve tocar em cabos que estejam no solo, sobre o carro ou ficar embaixo de estruturas danificadas;
  • Nunca tente realizar o isolamento da área;
  • No caso de pedestres que estiverem passando pelo local, a companhia alerta para não se aproximar e chamar pelo socorro imediatamente.

Tags

Compartilhe:

Edição 18/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Conheça o trabalho da perícia criminal realizado em Teresópolis e região

Trânsito: Teresópolis já tem quase 30 mil motos emplacadas

TEMA 308 do TST: Cargo de Confiança e a Remuneração de Feriados e Descanso Semanal Remunerado Trabalhados

Cara de pau!

IA no trabalho deve ser parceira, não mentora

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE