Teresópolis recebeu, mais uma vez, a visita do Governador Cláudio Castro (PL). Ele esteve no município nesta quinta-feira (23), para inaugurar as obras realizadas pelo governo estadual na Ilha do Caxangá, uma pequena parte das ações que têm sido feitas através do programa ‘Limpa Rio Margens’. Além da fundamental manutenção no leito do Paquequer, em uma área que todos os anos sofre com o transbordamento do curso d´água, essa comunidade ganhou uma bonita área de lazer – que já vem sendo muito bem utilizada pela criançada não só da Ilha, mas também de bairros vizinhos.
“O Estado tem ajudado bastante os municípios na confecção dos planos municipais e uma das principais tarefas do Comitê de Chuvas é justamente auxiliar as prefeituras na elaboração desses planos — especialmente os de ordenamento urbano, que são, essencialmente, uma responsabilidade municipal. O Estado atua em três frentes: a primeira é na confecção dos planos; a segunda, na execução, caso o município precise de maquinário ou outros recursos; e a terceira, na área da segurança pública, porque sabemos que muitas vezes há dificuldades quando é preciso fazer a retirada de moradores de áreas de risco”, pontuou Castro.
O Governador reforçou ainda que tem recebido muitos pedidos do prefeito e trabalhado para realizar as ações necessárias no município, entregue pela gestão anterior com um grande rombo financeiro. “O prefeito pode contar com todo o nosso apoio. Ele, por já ter sido vereador e pelas conversas que temos tido, tem uma visão muito alinhada com a nossa”, destacou.

Primeira etapa
Leonardo Vasconcelos agradeceu o apoio do governo estadual e frisou que essa será apenas a primeira etapa das ações realizadas ao longo do Paquequer: “Quero agradecer ao governador Cláudio Castro, ao secretário Bernardo Rossi e ao nosso secretário municipal, coronel Maia. Foram eles que trabalharam muito para que essa obra se tornasse realidade. Graças a essa parceria, conseguimos implantar o programa Limpa Rios, que vem atuando em toda a cidade. A entrega dessa praça simboliza a conclusão de uma importante etapa desse programa, que foi fundamental nas últimas chuvas e agora nos prepara para as que ainda virão. Estamos revitalizando praças, espaços públicos e pontos de ônibus. Nosso governo tem apenas dez meses, mas já estamos planejando novas obras e mais entregas de equipamentos públicos para o próximo ano”.
O prefeito falou ainda sobre a área de lazer entregue pelo governo estadual e adiantou que outras serão construídas no município: “Ver essa praça pronta, cheia de vida e alegria, é uma grande satisfação. Isso nos dá ânimo para continuar. Já estamos construindo a Vila Olímpica do bairro São Pedro e, em breve, iniciaremos outra no Morro do Tiro. Além disso, temos previstas de oito a nove novas academias em praças diferentes”.

Comunidade tem aproveitado
A nova praça passou a oferecer à comunidade um espaço renovado para lazer, prática de atividades físicas e convivência social, fortalecendo os laços comunitários e promovendo bem estar para todas as idades. Edna Rocha, uma das integrantes da Associação de Moradores da Ilha do Caxangá, projeta dias mais felizes para os pequenos moradores da região: “A gente tinha uma área de lazer, mas que estava totalmente abandonada há muitos anos. Era triste, porque eu passava por outros bairros e via as praças reformadas, as crianças brincando, e aqui a gente não tinha nada disso — era só lixo e abandono por todos os lados. A praça ficou linda, estamos todos muito satisfeitos. As crianças agora têm onde brincar, onde jogar bola. Está maravilhoso — graças a Deus.”
Ela também reforçou a importância da limpeza da calha do Paquequer, que todos os anos invade as residências da Ilha no período de chuvas fortes. “Essa gestão do prefeito Leonardo Vasconcelos, junto com o pessoal do INEA, através do programa Limpa Rio, foi muito importante pra nossa comunidade. Até o rio aqui do bairro recebeu dragagem, algo que não acontecia há muitos anos. Quando chovia, a água invadia as ruas, e agora, com a limpeza e o rio mais aberto, isso deve melhorar uns 80%, 100%, praticamente”.



A nova praça passou a oferecer à comunidade um espaço renovado para lazer, prática de atividades físicas e convivência social, fortalecendo os laços comunitários e promovendo bem estar para todas as idades. Foto: Juliana Ludwig / O Diário









