Maria Eduarda Maia
Mais uma vez, os atletas teresopolitanos de jiu-jitsu desceram a Serra e voltaram para casa com a bagagem recheada de medalhas, representando todo o empenho e trabalho árduo que realizam dia após dia. Outra vez, a Arena 1, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, foi o grande palco do ‘show teresopolitano’, com a realização do Campeonato Rei do Rio, promovido pela Federação de Jiu-Jitsu do Estado do Rio de Janeiro (FJJRio) no último final de semana. Foi lá que os nossos atletas mostraram todo seu talento, brilharam nos tatames e levaram o nome da nossa cidade ao pódio após disputarem ferozmente.

O ‘lendário’ lutador local o Jessé Rodrigues, conhecido pelo apelido “O Poder” e acostumado a ficar no lugar mais alto do pódio, se consagrou campeão na categoria Master 6, pesadíssimo, faixa-preta. “Estou treinando direitinho, sempre buscando fazer bonito”, relata o icônico atleta teresopolitano. No outro extremo, mostrando o brilho da nova geração, está a jovem promessa Melyssa Cardoso, de apenas 11 anos, aluna do CT Cavalcanti, projeto do professor Walney Cavalcanti realizado no bairro de São Pedro, representando toda a criançada e sendo inspiração para os outros jovens atuam na modalidade. Ela conquistou o lugar mais alto do pódio, após participar de duas lutas com finalizações na categoria pesadíssimo. “Foi um campeonato disputado e ela fez duas lutas finalizando: uma na kimura e outra no estrangulamento nas costas”, contou o pai da atleta.
Em entrevista recente ao Diário, Melyssa comentou sobre o sentimento que carrega cada vez que sobe no pódio. “Eu me sinto muito feliz com todas essas minhas medalhas porque sempre quis ser competidora. É muita emoção quando você está lá e ganha”, declarou a jovem. Vale lembrar que ela está liderando o ranking FJJRio, com 4.000 pontos, faltando apenas uma medalha para ganhar um troféu e um certificado.

Projeto de sucesso
Outros atletas que fizeram bonito na capital foram aqueles do Projeto Superação, desenvolvido há mais de uma década na academia Pro Health e sob a supervisão do Mestre Gugu Gomes, que contou com um grande número de atletas, todas desempenhando um alto nível em suas lutas. Um dos destaques foi o atleta Davi Oliveira, que venceu o atleta Alan Pereira, do Carlson Gracie Copacabana por finalização.
Contemplando o grande evento, os alunos da academia Pro Health também brilharam nos tatames, onde os atletas conquistaram três medalhas de ouro, uma de prata e três de bronze. “Teresópolis continua sendo o celeiro do Jiu-Jitsu, com diversas academias na cidade, que é sempre bem representada nas competições!”, relatou Gugu.

‘Capital do Jiu-Jitsu’
Entre montanhas que já renderam a fama de ‘Capital do Montanhismo’, Teresópolis continua se consolidando como um verdadeiro celeiro de talentos no jiu-jítsu e uma referência crescente no esporte. A cada medalha conquistada pelos atletas teresopolitanos, nossa cidade reafirma que seu território é fértil não apenas para trilhas e escaladas, mas também para o florescimento de campeões do jiu-jítsu, representando também a força do esporte na vida da sociedade, não sendo somente para o bem-estar físico, mas também uma importante ferramenta para a saúde mental.









