Marcello Medeiros
Em entrevista à Diário TV na última quinta-feira (30), o prefeito Leonardo Vasconcellos confirmou que está em fase final o processo para a escolha da banca que irá organizar o tão aguardado concurso para a Prefeitura de Teresópolis. A previsão é que o processo seletivo para preencher vagas em diversas áreas do serviço público municipal seja realizado no primeiro semestre do próximo ano. “A gente está terminando o processo de contratação da empresa que fará a seleção desses profissionais para que a gente possa admitir por concurso público. Creio que até o começo de dezembro a gente já tenha essa empresa escolhida por licitação e a partir daí vamos passar nosso quadro de vacância, os estudos que fizemos, e também convocaremos sindicatos e classes para abrir o edital ano que vem para começar a contratar o povo”, explicou Vasconcellos.
Nos últimos meses, o prefeito participou de reuniões com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDPMT) para discutir a necessidade de mais pessoal para a prestação adequada do atendimento à população. “Mesmo já tendo esse estudo pronto, vamos nos reunir novamente com o sindicato para tratar essa questão, pois sabemos que há deficiência em diversas secretarias. A Guarda Municipal, por exemplo, precisa de grande reforço para garantir mais fluidez no nosso trânsito e segurança nos prédios e espaços públicos”, frisou.

Educação em breve
Mesmo antes da realização do concurso, os quadros da PMT serão reforçados – pelo menos temporariamente. Em breve será feito um processo para contratação de maneira simplificada para a Educação. “Não podemos começar o ano faltando professor, de forma nenhuma. Então vamos realizar esse processo de contratação simplificada para agilizar isso e estar tudo direito para o próximo ano letivo”, adiantou o prefeito. O edital deve ser liberado já nas próximas semanas.
SINDPMT cobra há anos
Em junho passado, foi divulgado nas redes sociais do Sindicato do Servidores Públicos Municipais de Teresópolis, um vídeo onde o Presidente Alexandre Vieira Pimentel fez um alerta para a drástica redução do número de concursados nos últimos anos. “Hoje temos mais aposentados, cargos, POT e contratos do que servidores públicos efetivamente. Conversamos com o prefeito e perguntamos quando seria feito esse concurso. Ele garantiu que até agosto vai chamar a gente para conversar novamente e que o edital deve ser lançado para 2026, mas ainda sem precisar a quantidade de vagas”, disse.
Ainda segundo a declaração do representante do funcionalismo municipal, no último encontro com o gestor municipal também foi debatido um tópico que envolve o fim da carreira pública, a aposentadoria. “Sobre a reforma da previdência, o prefeito falou que está sendo feita com a Tereprev e mais uma empresa e que está esperando chegar o resultado desse levantamento, mas antes disso vamos conversar com a presidente sobre esse assunto”, pontuou. Importante lembrar que os atrasos de repasses para o fundo de aposentadoria municipal, em gestões anteriores, geraram problemas administrativos e preocupação para os aposentados da PMT.










