AsCom Diocese Petrópolis
Entre os dias 19 e 28 de outubro, a Paróquia São Judas Tadeu, no bairro Agriões, em Teresópolis, vivenciou intensas celebrações em honra ao seu padroeiro, São Judas Tadeu, um dos doze apóstolos de Jesus. Com o tema inspirador “A Esperança não decepciona” (Rm 5, 5) e o lema “Invoque com confiança o meu apóstolo Judas Tadeu”, a festa ressaltou a perene importância do testemunho de fé e a inabalável esperança em Cristo, pilares que sustentaram a vida do apóstolo e que ecoaram nas pregações inspiradas no Cardeal François X. N. Van Thuan.
São Judas Tadeu, conhecido como o padroeiro das causas desesperadas e dos aflitos, é um farol de esperança para milhões de fiéis ao redor do mundo. Sua vida foi um testemunho eloquente do Cristo, a nossa verdade e esperança. Ao lado dos demais apóstolos, ele dedicou sua existência à propagação do Evangelho, enfrentando desafios e perseguições, mas sempre firme na fé e na certeza da ressurreição. A celebração em Teresópolis, portanto, não foi apenas uma homenagem, mas um convite à reflexão sobre a força da fé e a promessa de que a esperança em Deus jamais nos desampara.
Neste ano, a festa ganhou uma “nova roupagem”, com a participação de diversos patrocinadores e a presença de barraquinhas nas ruas, que contaram com dez expositoras do “Projeto Levanta Mulheres”. Essa iniciativa não só enriqueceu o evento com um toque de solidariedade e empreendedorismo feminino, mas também demonstrou a vitalidade da comunidade paroquial e seu engajamento com questões sociais.

Durante os nove dias da Novena, a Paróquia São Judas Tadeu recebeu diversos Padres e Diáconos convidados. As pregações diárias foram profundamente inspiradas no livro “Testemunhas de Esperança” do Cardeal François X. N. Van Thuan, cuja vida e obra são um poderoso exemplo de fé inabalável em meio à adversidade.
No dia do Padroeiro, a devoção dos fiéis culminou em quatro horários de Missa, que incluíram bênçãos especiais para idosos, funcionários públicos, flamenguistas e, claro, para todos os devotos de São Judas Tadeu. A tradicional procissão pelo bairro de Agriões encerrou as festividades, reunindo a comunidade em um ato público de fé e gratidão, reforçando os laços de comunhão e a presença viva da Igreja no cotidiano da cidade.
A festa de São Judas Tadeu em Teresópolis foi, assim, muito mais do que uma celebração religiosa; foi um poderoso lembrete de que, mesmo diante dos desafios da vida, a esperança em Cristo e o testemunho dos santos e mártires nos guiam e nos fortalecem, mostrando que a fé é, de fato, a nossa mais verdadeira e inabalável esperança.










