Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Detran notifica condutores com as carteiras de habilitação suspensas

CNHs devem ser entregues em posto do Detran em até dez dias; será necessário fazer curso de reciclagem

O Detran RJ informa que foram notificados pelo Diário Oficial do Estado, nesta terça-feira (04), condutores de veículos que tiveram sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa e perderam provisoriamente o direito de dirigir. Esses condutores têm dez dias para entregar a CNH ao Detran RJ, no Núcleo de Documentos Acautelados (NUDA), na Avenida Presidente Vargas, 817, sobreloja, no Centro do Rio, ou em qualquer posto de habilitação do Detran RJ no estado. Depois deste prazo, as carteiras serão bloqueadas no sistema.

Foram suspensas as CNHs de condutores atingiram o limite de pontos em infrações de trânsito no período de 12 meses, como determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ou cometeram infrações puníveis com a perda temporária da carteira, como dirigir sob influência de álcool (artigo 165 do CTB), transitar em velocidade mais de 50% superior à máxima da via (art. 218), ou pilotar moto sem capacete (art. 144), entre outros.

A lista foi publicada no Diário Oficial, entre as páginas 23 a 34, depois de esgotadas todas as tentativas de dar ciência aos condutores por meio de notificação impressa enviada pelos Correios ao endereço de correspondência cadastrado no Detran RJ.

Encerrado prazo de dez dias para entrega da CNH, e após o bloqueio da carteira no sistema, se o condutor estiver conduzindo veículo será instaurado processo para cassação da habilitação, como determina o artigo 263 do CTB. O flagrante pode ser feito por agentes de trânsito ou por meios eletrônicos.

Para reaver suas CNHs, após o prazo de suspensão previsto na lei, os condutores terão de se submeter ao Curso de Reciclagem para Condutores Infratores (CRCI), de 30 horas, à distância ou presencial, e ser aprovado em exame ao término do curso. Os processos de suspensão do direito de dirigir já estão com trânsito em julgado, o que significa que não cabem recursos. Nos próximos dias, serão publicadas em DO notificações de instauração de processos de suspensão do direito de dirigir e casos de abertura do prazo de recurso contra as penalidades.

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 06/02/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Residências voltam a ser invadidas por enxurrada na Granja Florestal

Sesc Verão: Tchakabum e Buchecha se apresentam em Teresópolis

Donna Tê oferece almoço com vista panorâmica e música ao vivo aos sábados

IPTU 2026: Cota única paga até dia 27 tem 10% de desconto em Teresópolis

Prefeito é recebido pelo Presidente Lula para oficializar regularização fundiária da Quinta-Lebrão

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE