Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Ônibus Lilás garante acolhimento e oferece atendimentos para mulheres em Teresópolis

Ação do Governo do Estado disponibilizou serviços gratuitos na Praça Olímpica

Maria Eduarda Maia

O Ônibus Lilás, projeto itinerante do Governo do Estado que leva acolhimento, orientação e serviços especializados para as mulheres, fez uma parada especial em Teresópolis nesta quarta-feira (12), na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea, oferecendo gratuitamente atendimento social, jurídico e de saúde, além de ações voltadas à promoção dos direitos humanos e à prevenção da violência contra a mulher.
Iniciativa da Secretaria de Estado da Mulher (SEM-RJ), o Ônibus Lilás integra a política pública de enfrentamento à violência de gênero, promovendo cidadania, informação e fortalecimento da rede de proteção à mulher. “Este é um equipamento que garante atendimento multidisciplinar, com psicólogas, assistentes sociais e advogadas para todas as cidades do estado. É um serviço realizado pela Secretária do Estado, mas que só se efetiva na sua integralidade junto com os municípios”, destacou a superintendente de Enfrentamento às Violências da Secretaria de Estado da Mulher, Giulia Luz, em entrevista ao Diário.

“Dessa forma, as mulheres podem acessar vários programas que são fundamentais, sendo garantido também o acesso à cidadania e para que elas estejam livres de violências”, declarou Giulia Luz. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário


O objetivo da ação, que contou com a parceira da Prefeitura de Teresópolis, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, dos Direitos da Mulher e de Saúde, é garantir que os serviços estejam facilitados para as mulheres. “Dessa forma, as mulheres podem acessar vários programas que são fundamentais, sendo garantido também o acesso à cidadania e para que elas estejam livres de violências”, declarou Giulia, destacando ainda que a unidade móvel e os outros serviços garantem um atendimento em rede.

Serviços oferecidos
Durante o evento, foram oferecidas orientações jurídicas e sociais, informações sobre prevenção à violência doméstica, encaminhamentos para serviços especializados e atendimento de saúde e assistência social. Serviços como música e violão, limpeza de pele, aula de alongamento e trancista foram oferecidos pelas equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. Em parceria com a Universidade Estácio de Sá, foram disponibilizados atendimentos e orientações com os alunos dos cursos de Psicologia e Enfermagem. As equipes da Secretaria de Saúde também estiveram no local com um ponto para aferição de pressão arterial, glicemia e triagem para regulação de exames.
A ação também contou com o apoio de instituições como Fundação Leão XIII, DETRAN-RJ, CEDAE, Defensoria Pública do Estado, OAB Mulher, entre outros órgãos da rede de apoio local.

A secretaria de Saúde esteve no local com um ponto para aferição de pressão arterial, glicemia e triagem para regulação de exames. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário

Importância para o município
Para a secretária municipal dos Direitos da Mulher, Kátia Borges, a passagem do Ônibus Lilás em Teresópolis depois de 10 anos é fundamental para o fortalecimento da rede de apoio na cidade. “Ele é uma referência para nós. Além de disponibilizar os serviços, essa também é uma forma de acolher as mulheres vítimas de violência, que muitas vezes acabam tendo vergonha. Aqui, elas têm oportunidade de participar de serviços e falar com a gente sobre a violência que sofre”, pontuou Kátia, destacando ainda o papel atuante da secretaria dos Direitos da Mulher no município. “São várias secretarias envolvidas, trazendo a parceria em benefício da população. São sete CRAS que temos aqui, com oficineiras e vários atendimentos que realizamos. A união faz a força em benefício do povo”, ressaltou a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Maria das Graças Granito.


Tags

Compartilhe:

Edição 13/11/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Câmara Municipal cobra fiscalização mais efetiva da Águas da Imperatriz

Abrigo Guilherme Motta: campanha mobiliza sociedade para adoção dos animais

Prefeito recebe o pequeno gênio teresopolitano

Lançamento imobiliário em Teresópolis: Vita Residencial é apresentado pela Gênesis Empreendimentos

IPP 2025: Mais de 60 empresas premiadas em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE