Principal templo católico da região central do município, a Matriz de Santa Teresa está passando por uma grande revitalização, mudança que atinge também a praça em frente à igreja. Nos últimos dias, foi tema de muita polêmica a retirada de alguns exemplares arbóreos do espaço, que está totalmente diferente do que o teresopolitano está acostumado há muitos anos. E, em breve, o morador local terá que se adaptar a uma nova vista: a Praça da Matriz irá receber 50 novas árvores, de diferentes espécies, adquiridas já em tamanho médio ou fase adulta. A ideia é que elas sejam plantadas nas bordas do espaço público, deixando aberta a grande área em frente à igreja, que ganha características de catedral.

Em entrevista à Diário TV, o Padre Jorge Pacheco Medeiros, pároco da matriz de Santa Teresa, falou sobre as críticas feitas nas redes sociais nos últimos dias e reforçou a importância da revitalização da igreja e seu entorno. “Quando a gente não sabe a razão de uma coisa ou a verdade, a gente começa a achar. E esse achar se torna uma verdade na boca dos outros. O projeto da praça, da revitalização, é lindíssimo… Foi aprovado, comprovado, e ninguém mais do que a Igreja luta pelo meio ambiente. O Papa Francisco deixou um livro chamado ‘Cuidar da Casa Comum’, e cuidar das árvores doentes, velhas, muitas que caíram na chuva, é isso. E também é ter força, coragem, manter o anônimo mesmo com as críticas, para continuar… e chagaram árvores enormes, belíssimas, que vão compor novamente essa praça que é o coração da cidade. Não se pode desanimar com a primeira crítica, principalmente sabendo que estamos apoiados pelos grandes conselhos, pelas pessoas que frequentam a igreja, acompanham a obra… Vamos em frente”, pontuou.
As obras da Praça da Matriz incluem novo paisagismo, iluminação, áreas de descanso, bancos e elementos de convivência. O projeto prevê ainda um chafariz no espaço central, resgatando a memória de um antigo exemplar que enfeitava a praça em décadas passadas. A obra trará valorização para o entorno cultural e turístico.

O grande templo
Paralelamente às melhorias na praça, a Igreja Matriz passa por uma reforma e ampliação financiada pela comunidade e por doações. O projeto busca aumentar a capacidade de acolhimento sem comprometer as características originais do templo, inaugurado em 1940. O objetivo é entregar a obra até dezembro, mês em que a igreja completa 85 anos, coincidindo com as celebrações natalinas.
De acordo com o padre Jorge, a ampliação está sendo conduzida com responsabilidade para preservar a originalidade do espaço, de modo que quem visitar a Matriz não perceba sinais de intervenção. Ele também enfatiza a meta de concluir a obra até o Natal, como um presente à comunidade e em homenagem à padroeira, celebrada em 15 de outubro.
Com a conclusão das obras, a expectativa é que o espaço central da praça possa receber apresentações culturais e religiosas, além de novas atrações como um café panorâmico e um museu com luz e som. Essas melhorias devem aumentar a permanência dos visitantes na cidade e consolidar a Praça da Matriz de Santa Teresa como um dos principais cartões-postais de Teresópolis.











