Maria Eduarda Maia
A prova do Exame Nacional do Ensino Médio 2025, o tradicional Enem, aplicada nos dias 9 e 16 de novembro, que pode mudar a vida de qualquer estudante, sendo um ponto chave para ingressar em uma faculdade, ainda repercute entre estudantes e professores, que seguem analisando cada detalhe da prova. Em geral, a prova não foi além do que já é proposto pela banca, como conta o coordenador do Curso Foco Ensino Personalizado, Jorge Apolinário, em entrevista ao Diário. “Continuou sendo uma prova extremamente cansativa. A parte de humanas não trouxe grandes novidades, sendo uma prova muito previsível. Já a parte de matemática, conversando com os professores da área, foi considerada mais complexa do que as anteriores”, analisou.

Sobre a redação, uma das etapas mais importantes para alcançar uma boa nota, Jorge contou que o eixo temático da proposta ‘Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira’ foi trabalhado no curso. “Trabalhamos com os alunos durante as revisões duas semanas antes da prova sobre população no Brasil e a transição demográfica, algo que está acontecendo na sociedade brasileira”, revelou, dizendo ainda que acredita que os alunos tenham redigidos excelentes textos por conta do suporte recebido pelos professores.

Simulados e aluno bem preparado
Reconhecido por seu ensino de qualidade e por colecionar aprovações nos vestibulares e concursos mais concorridos do país, a equipe do Curso Foco já trabalha ao longo do ano estratégias importantes para a realização do exame. “Trabalhamos muito forte a parte de linguagens, por exemplo, com a interpretação, já que uma característica da prova é ter textos longos e que cansam o aluno. Dessa forma, é importante uma preparação durante o ano, como fazemos aqui com os simulados”, explicou Jorge.

Ainda segundo Apolinário, é de extrema importância que o aluno esteja bem preparado em todas as áreas, sendo detentor de um conhecimento geral. “Podemos perceber que quando um aluno é aprovado ele está completo, não adiantando ser bom em uma área específica, fator que pode até comprometer seu resultado”, apontou o coordenador, enfatizando que é fundamental dominar todas as áreas e competências.
Preparação no curso
O Curso Foco prepara seus alunos de maneira bem especifica e direcionada, como explicou Jorge: “Além das análises por competência, o curso tem uma especificidade que é uma preparação específica para análise da TRI. Assim, separamos as questões por grupos e trabalhamos com os alunos, que saberão como a teoria de resposta ao item funciona e como isso pode ajudá-lo na prova”, citou, frisando que é fundamental um estudo guiado por um curso qualificado, como o Foco, para obter sucesso na prova.


Reconhecido por seu ensino de qualidade e por colecionar aprovações nos vestibulares e concursos mais concorridos do país, a equipe do Curso Foco já trabalha ao longo do ano estratégias importantes para a realização do exame. Foto: Divulgação
Bolsão
Com o olhar voltado para a preparação do próximo ano, o Curso Foco irá realizar a última prova do Bolsão do ano no dia 29 de novembro, um sábado, às 14h, em sua sede, que fica na Rua Tenente Luiz Meirelles, número 20 (sobreloja), na Várzea. “Essa prova é para aqueles alunos que tiveram muita dificuldade na prova e que não alcançaram um bom resultado. Essa é a grande oportunidade para estudar conosco com até 100% de desconto”, concluiu. Para se inscrever, basta entrar em contato com a coordenação do curso preparatório pelo número (21) 99112 3616.
Serviço
Instagram: @foco.ensinopersonalizado
Contato: (21) 99112 3616
Endereço: Rua Tenente Luiz Meirelles, número 20 (sobreloja), na Várzea









