Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Evento em Teresópolis celebra a integração histórica e cultural entre o Brasil e a Itália

Iniciativa reuniu representantes de várias instituições culturais no Teatro Municipal

Aplausos e homenagens marcaram o evento diplomático e cultural realizado no último sábado, 22, no Teatro Municipal, na Prefeitura de Teresópolis, para celebrar os laços históricos e afetivos entre Brasil e Itália. Iniciativa do Movimento Brasil-Itália, da Associação Cultural Italiamiga e do Instituto de Diplomacia Europeia e Sul-Americana, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, a cerimônia reuniu representantes de várias instituições culturais, como a Academia Teresopolitana de Letras (ATL), a Academia de Letras do Brasil em Teresópolis (ABL), a Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (Febacla) e o Comitê de Imprensa de Teresópolis (CIT), além de convidados e o público.

Edoardo Pacelli, a autora premiada Maria Cláudia Ferrer Mamede e o secretário de Cultura de Teresópolis, Wanderley Peres. Foto: AsComPMT

“É um privilégio e uma honra para a Secretaria de Cultura atuar como facilitadora da realização de um evento tão significativo como este, realizado no Palácio Teresa Cristina, sede da Prefeitura, e dedicado à Imperatriz, um personagem tão rico da história do Brasil e que pouco conhecemos”, pontuou Wanderley Peres. Homenageado pela preservação da memória artística e cultural do município, Wanderley marcou presença acompanhado pelo subsecretário, Arnaldo Almeida.

Secretário de Cultura Wanderley Peres, ao centro, na abertura do evento cultural e diplomático. Foto: AsComPMT

Diretor-presidente da Associação Cultural Italiamiga, o jornalista, escritor e artista plástico Edoardo Pacelli é visitante assíduo de Teresópolis desde o final da década de 1980, quando começou a pesquisar a vida de Teresa Cristina. “Sou apaixonado pela história da Imperatriz Teresa Cristina, que está ligada à cultura de Teresópolis ”, relatou Pacelli. Ele foi presenteado pela escritora e ilustradora Ana Maria de Andrade com exemplares dos livros ‘A Cidade de Teresa’ e o infantil ‘A Cidade do Paquequer’, que conta a contribuição dos imigrantes para o desenvolvimento do município.

Público acompanha a abertura da solenidade feita por Edoardo Pacelli, de pé, diretor-presidente da Associação Cultural Italiamiga, uma das realizadoras do evento. Foto: AsComPMT

Nascida na Itália como Princesa do Reino das Duas Sicílias (14/03/1822), Teresa Cristina de Bourbon foi a terceira imperatriz do Brasil e reinou ao lado de Dom Pedro II durante 46 anos, entre 1843 e 1889. Apelidada de ‘Mãe dos Brasileiros’ por sua dedicação a obras de caridade e pelo apoio ao desenvolvimento cultural do país, foi a inspiração para o nome de Teresópolis – Cidade de Teresa.

Monólogo ‘Cartas Finais de Teresa’ com a atriz Edinar Corradini. Foto: AsComPMT

Monólogo: O público acompanhou a interpretação sensível e emocionada da atriz Edinar Corradini no monólogo ‘Cartas Finais de Teresa’. Em um cenário melancólico, a atriz interpretou os últimos dias de vida da Imperatriz Teresa Cristina em Portugal, onde ela morreu em dezembro de 1889, seis semanas após o seu exílio depois da Proclamação da República. Com direção e adaptação de Tiago Dumard, o monólogo teve como base o diário de Teresa Cristina e foi encerrado com a participação especial do barítono Fabrizio Claussen, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sendo aplaudido de pé pela plateia.

Edinar Corradini e o baritono Fabrizio Claussen no final do monólogo. Foto: AsComPMT

“Foi um desafio para mim esta atuação dramática. Fiquei profundamente tocada com o texto, que me fez ver o grande amor de Teresa Cristina pelo Brasil”, comentou Edinar Corradini, que há cerca de 10 anos se caracteriza e faz performances teatrais da Imperatriz em eventos no município.

Secretário de Cultura de Teresópolis, Wanderley Peres, com o presidente-fundador da Associação Cultural Italiamiga, Edoardo Pacelli. Foto: AsComPMT

Antologia e concurso literário: O evento contou também com o lançamento da Antologia ‘Homenagem à Cidade de Caserta (Itália) & Teresópolis’, reunindo autores selecionados por especialistas de linguística. Também foi feita a entrega dos certificados aos vencedores do 6º Concurso Literário Raízes em Dois Mundos: Artur Esteves, Flávio Telles, Rita Lusie, Maria Cláudia Ferrer Mamede, Maristela Gonçalves, Karina Ferraz, Denise Gaspar Barbosa, Sérgio Gerônimo Alves Delgado, Elma Coutinho, Betinho de Saubara, Araquem dos Santos e Maurício Aragão.

Homenagens: Ao longo do evento cultural e diplomático, foram entregues votos de congratulação de autoria do Vereador Paulinho Nogueira a Eduardo Pacelli e também à educadora, escritora e artista, Eunice Khoury Pacelli. Homenagens foram prestadas ao jornalista Augusto Damas, presidente do CIT; ao artista Leonardo Vital – autor da obra ‘Teresa Cristina’ , que ilustra a capa da Antologia; ao presidente da Febacla, Dom Alexandre Rurikovich Carvalho; a Delmo Ferreira, da ATL; à artista visual Patrícia Magno; e à maestrina Sonia Bruno, do Grêmio Musical Paquequer, instituição cultural centenária da cidade, e vice-presidente da ABL em Teresópolis.

Teresópolis 22/11/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Por unanimidade, 1ª Turma do STF mantém prisão preventiva de Bolsonaro

Evento em Teresópolis celebra a integração histórica e cultural entre o Brasil e a Itália

Caso Guilherme Motta ganha repercussão nacional

Defesa Civil de Teresópolis vai receber R$ 1 milhão em equipamentos

Lançado o primeiro empreendimento Faixa 4 em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE