Marcello Medeiros
Publicada em Diário Oficial do município, no início da semana, a autorização legislativa para a realização de leilão para a venda de ‘bens móveis inservíveis pertencentes ao patrimônio público municipal”. Trata-se de mais 12 veículos que fazem parte da antiga frota da prefeitura, depredada ao longo dos anos e que, atualmente, não têm mais condições de serem utilizados para o transporte de servidores ou contribuintes. Porém, podem voltar à circulação com um investimento acaba compensando com a aquisição abaixo do valor de mercado. No lote, estão carros de passeio como um Voyage 2012, um Nissan Sentra, uma Honda CG e um Palio Weekend ano 2011, além de caminhões, vans e até uma retroescavadeira.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, procurada pelo Diário, “os preparativos para o Leilão Público estão na etapa de tramite interno e, a previsão e de que, dentro dos próximos 15 dias, será publicado edital no DO com a data do referido leilão”. Desde o início da atual gestão, a pasta tem feito o levantamento da situação dos carros que fazem parte da frota municipal, que nas gestões anteriores acabaram sendo relegados com a decisão de se alugar veículos para a utilização nas demandas da PMT.

Carros diversos e ‘conhecidos’
O Diário teve acesso às imagens dos veículos que em breve serão leiloados pelo governo municipal, constatando que a grande maioria deles era vista em circulação até bem pouco tempo. No período de chuvas fortes por exemplo, o caminhão pipa da Defesa Civil foi fundamental. Outro caminhão do mesmo tipo, do serviço público, também será negociado. Da frota da Guarda Civil Municipal, estão um Nissan Sentra e uma S10 2.4. Veículos da Saúde e Educação, como vans e uma kombi, são outros que devem ter bastante interesse. Mais um que promete garantir uma ‘boa disputa’ no leilão é um micro ônibus VW 8.150, ano 2005.

Depósito de restos e casos de furto
Sem manutenção e ‘esquecidos’ nos depósitos e garagens da prefeitura, esses veículos começaram a ser depredados e a situação chegou a ser denunciada na 110ª Delegacia de Polícia. Em janeiro passado, O Diário acompanhou uma das vistorias da nova gestão, no ‘amontoado de sucatas’ deixado no parque de exposições, em Albuquerque. Na assustadora montanhas do que já foram veículos úteis ao servidor e contribuinte, encontramos carros que até bem pouco tempo estavam em circulação e pareceriam ter sido totalmente saqueados, pois tinham pouco mais do que a carroceria. Até o motor de um caminhão ‘desapareceu’, havendo vídeo de um ‘munck’ de uma grande empresa ajudando na retirada do mesmo. Não foi informado se houve identificação e responsabilização dos autores da depredação da frota municipal.

Alguns carros recuperados
Nos primeiros meses da atual gestão, alguns dos veículos da frota municipal chegaram a voltar a circular. ‘Salvos’, antes que tomassem o mesmo destino dos amontoados no parque de exposição, eles foram recuperados e incorporados na rotina de algumas secretarias, como uma van destinada à Educação.
O QUE SERÁ LEILOADO
S-10 caminhoneta GM Ano 2008/2009
Caminhão Pipa Mercedes Ano 1983
Caminhão 12.140 VW Ano 1996
Voyage VW Ano 2012
Kangoo Furgão Renault Ano 2009
Moto 125 CG Honda Ano 2008
Sentra Nissan Ano 2012/2013
Mf Escavadeiramassey Fergun 1986
Micro Ônibus 8.150 VW 2005
Van Box Peugeot 2012
Pálio Weekend Trekking Fiat 2011
Kombi Passageiro VW 2011








