Maria Eduarda Maia
Símbolo de combate e resistência, a capoeira faz parte da identidade cultural brasileira, sendo reconhecida mundialmente como prática que une o esporte e a arte. E neste final de semana, aqueles que praticam ou se interessam pelo tema, podem participar de um aulão gratuito aberto ao público que será realizado no sábado (29), a partir das 10h, na Escola Municipal Paulo Freire, no Vale Paraíso. “Será com os mestres do nosso grupo de capoeira Ganga Zumbi. Vamos passar as movimentações básicas e também as mais avançadas para quem já treina há mais tempo. No final, teremos uma roda de confraternização, também aberta para quem quiser participar”, explicou o professor Luã Pereira, em entrevista ao Diário, enfatizando que até mesmo aqueles que não praticam capoeira podem ir para saber como funciona.

Já no domingo (30), serão realizados o batizado, a troca de cordéis e a formatura, desta vez no Colégio Estadual Euclydes da Cunha, no Alto, também a partir das 10h. “Vai acontecer a minha troca de grau e de mais dois professores: o Murilo e o Vinicius. Também teremos a formatura do Contramestre Diego, que passará a ser Mestre”, disse Luã.
Prática para todos
Segundo o professor, a capoeira é uma luta disfarçada em dança e que vem sendo mais disseminada neste ano graças aos campeonatos que a mídia tem divulgado com mais frequência. “O pessoal tem percebido que a capoeira é uma luta mais acessível que as outras, o material não é caro para se obter e o local para praticar não precisa ser tão elaborado. A gente só precisa ter um companheiro para fazer o treinamento”, completou Luã Pereira, destacando que é um esporte para qualquer pessoa de qualquer faixa etária, peso e etnia, por exemplo.

“O nosso grupo Ganga Zumbi tem uma metodologia própria para trabalhar qualquer uma individualidade. Também atendemos pessoas já acima dos 50 anos, além de adolescentes e crianças. Esse grupo já tem tradição na cidade, sendo um dos primeiros, formando vários mestres”, contou o professor, dizendo que o trabalho vem só crescendo.









