Isla Gomes
O projeto social Gol do Brasil, iniciativa da Confederação Brasileira de Futebol em parceria com a Prefeitura de Teresópolis, passa por um processo de reestruturação no município e inicia uma nova fase com ampliação do número de jovens atendidos. A cerimônia de oficialização ocorreu no sábado (29), no Várzea Futebol Clube e reuniu autoridades municipais, representantes da CBF, famílias e as crianças que participam das atividades. A proposta é fortalecer a presença do projeto na cidade e expandir a oferta de práticas esportivas voltadas ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

Em entrevista ao Diário, o prefeito, Leonardo Vasconcellos, destacou a importância da retomada e do fortalecimento da ação social. Segundo ele, o novo momento do programa só é possível graças ao trabalho conjunto entre diferentes setores. “Para nós é muito importante o Gol do Brasil estar tomando força novamente. O deputado Hugo Leal, que sempre incentivou o esporte, trouxe esse projeto para cá junto com a vereadora Érika. Também agradeço ao Clube do Várzea, que abre as portas para que possamos fazer esse trabalho social. O que fazemos aqui no público é o melhor e excepcional, é o que queremos para os nossos alunos”, afirmou o prefeito, reforçando o compromisso do município com a qualidade do ensino esportivo oferecido à rede pública. A secretária municipal de Esporte, Erika Marra, também celebrou a retomada da iniciativa e ressaltou que o projeto volta fortalecido após um período de desafios. Para ela, a credibilidade recuperada pela gestão municipal foi decisiva para que a CBF reafirmasse a parceria com Teresópolis. “Esporte é vida. Agradeço ao nosso prefeito por oportunizar novamente essa reestruturação. A CBF abraçou Teresópolis porque voltamos a ter credibilidade. Para nossa criançada, o projeto trabalha habilidades de vida e ajuda a formar cidadãos por inteiro: mente e corpo sãos. Mais uma vez, agradeço ao Várzea por dar essa oportunidade”, disse a secretária, ao enfatizar o papel do esporte na formação humana.

O deputado federal Hugo Leal, que acompanha o projeto desde sua implantação, reforçou que a parceria com a CBF precisa ser continuamente fortalecida. De acordo com ele, a ampliação do Gol do Brasil em Teresópolis é uma reivindicação constante, já que o município abriga a Granja Comary, um dos principais centros de treinamento da seleção brasileira. “O Gol do Brasil precisava ser retomado, ampliado e ter um ambiente favorável, e a prefeitura ofereceu isso. A CBF não poderia fazer esse projeto em outros lugares e não fazer aqui, onde está a sua marca registrada. Vamos continuar pedindo ampliação, porque isso significa inclusão e oportunidade para todas as crianças, com qualidade”, destacou.

Legado para o município
Representando a Confederação Brasileira de Futebol, o coordenador de Desenvolvimento e Projetos da CBF, Felipe Dambroz, apresentou as atualizações recentes pelas quais o programa passou. Ele explicou que o Gol do Brasil surgiu a partir do Fundo de Legado da Copa do Mundo de 2014 e que, ao longo de 2024, foi completamente reformulado para entrar em uma nova fase. “O projeto é originário do Fundo de Legado da Copa do Mundo de 2014 e passou por toda uma reestruturação. Hoje estamos marcando essa retomada em Teresópolis, lançando a nova identidade visual e os novos uniformes. Nosso objetivo é usar o futebol como ferramenta de inclusão social e levar o projeto a todas as regiões do país”, afirmou Dambroz, ressaltando o compromisso da CBF com ações de impacto social.

Casa do projeto e inscrições
O presidente do Várzea Futebol Clube, Raphael Machado, celebrou a continuidade da parceria e afirmou que o clube seguirá trabalhando para abrigar e fortalecer o Gol do Brasil. Segundo ele, apesar das dificuldades enfrentadas desde a chegada do projeto à cidade, a nova fase vem acompanhada de energia renovada. “O projeto está aqui desde 2019, passou por dificuldades, mas sempre teve nossas portas abertas. Agora resolvemos escancarar as portas de vez, porque o Gol do Brasil é fundamental para a cidade. É sensacional. O Várzea vai estar sempre de portas abertas. Aqui nascem os verdadeiros craques, e vamos crescer junto com o projeto”, disse, reforçando o papel do clube como espaço de formação esportiva e social. Com a reestruturação, as atividades seguirão acontecendo no Várzea Futebol Clube, onde os jovens serão acompanhados por profissionais capacitados e terão acesso à metodologia da CBF Social.
O programa utiliza o futebol como instrumento de educação, saúde, convivência e cidadania, especialmente voltado a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. As inscrições para novos participantes já estão abertas no Ginásio Poliesportivo Pedro Rage Jahara, Rua Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea, das 10h às 17h, oferecendo a famílias e jovens a oportunidade de ingressar em uma iniciativa que, além de estimular o esporte, busca promover transformação social e novas perspectivas de futuro.








