Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Polícia ambiental procura balão e encontra pássaros em cativeiro

Dezessete aves criadas irregularmente estavam em residência em Teresópolis

Marcello Medeiros

‘Mirou no que viu, acertou no que não viu’. Monitorando balões que sobrevoavam Teresópolis, agentes do Comando de Polícia Ambiental (CPAm), lotados na 5ª UPAm Três Picos, identificaram e recolheram 17 aves que eram mantidas ilegalmente em cativeiro em uma residência no bairro Granja Florestal. Os policiais militares avistaram as gaiolas distribuídas pela varanda da casa e acionaram o morador do local, recebendo a informação que ele não autorização legal para tal criação. Canários, Pixoxós (ou Pichanchões), Trinca-Ferros e outras espécies foram recolhidos para encaminhamento ao CETAS, o Centro de Triagem de Animais Silvestres, do INEA, na Baixada Fluminense. O caso foi encaminhado para registro na 110ª Delegacia de Polícia, onde o crime ambiental foi comunicado. Em relação ao balão, quando os PMs chegaram ao local ele já tinha sido resgatado pelo ‘bando’ que provavelmente havia o soltado horas antes.

Na semana passada, outra equipe da 5ª UPAm localizou e apreendeu 42 pássaros mantidos irregulares em uma residência às margens da rodovia BR-116, em Teresópolis. Em um quarto e uma varanda havia dezenas de gaiolas contendo 21 coleiros, seis pichanchões, dois curiós, seis tizius, duas sabiás, dois canários da terra, um tico-tico, um azulão e um trinca-ferro. “Salienta-se que todas as gaiolas se encontravam muito sujas; em ato contínuo na fiscalização, equipes encontraram ainda dois tipos de apetrechos para caça no local e, também um espécime caído no fundo da gaiola, morto”, informa a 5ª UPAm. Elas estariam de ‘posse’ de um homem, ex-marido da mulher localizada no endereço, pessoa que não foi encontrada. O caso também foi encaminhado para a 110ª DP, assim como as aves para o CETAS.

Como denunciar
O Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para o meio ambiente, solicita a ajuda da população para denunciar crimes ambientais em todo o Estado do Rio. Por telefone, as denúncias podem ser feitas pelos números 0300-253-1177 (custo de ligação local) ou (21) 2253-1177. O serviço também disponibiliza o serviço via Internet, através do aplicativo para celular “Disque Denúncia RJ”, pelo WhatsApp através do (21) 99973-1177, pelo site do Disque Denúncia ou pelo Facebook. Em todos os canais o anonimato é garantido ao denunciante.

Teresópolis 02/12/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Polícia ambiental procura balão e encontra pássaros em cativeiro

Divulgada a programação do Natal Iluminado 2025 em Teresópolis

Caravana da Coca-Cola nesta terça-feira em Teresópolis

Comércio de Teresópolis autorizado a estender horário em dezembro

Projeto Gol do Brasil é reestruturado e amplia atendimento a crianças e adolescentes em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE