Maria Eduarda Maia
Com a chegada de dezembro, as peças natalinas começam a ocupar vitrines das lojas e várias casas. Guirlandas, enfeites de porta, decorações e arranjos feitos à mão têm chamado a atenção de quem busca uma decoração autêntica e personalizada para o fim de ano. Um dos exemplos de itens são os produzidos pela artesã Sueli, do “Cantinho das Bonecas”, que preparou uma coleção especial para esta temporada. As peças variam em tamanho, cores e estilos, desde bonecas até enfeites para casa. “Aqui temos as minhas bonecas, que são muito especiais para o Natal. Eu tenho a Mamãe Noel, que faz um enorme sucesso, e o Papai Noel também. São vários modelos, todas feitas com muito carinho e dedicação”, contou ao Diário, destacando que o grande diferencial dessas peças é que elas são decorativas e educativas, tendo modelos que atendem todas as idades, desde crianças até os mais velhinhos.
Além das bonecas, Sueli também produz guirlandas e outras peças úteis, como os Papais Noéis que são puxa-sacos. “Esses podem ser usados como porta-biscoitos, porta-pães ou até porta-guloseimas. Fica lindíssimo, por exemplo, colocar nozes com casca no aventalzinho do Papai Noel, fica um presente incrível”, disse a artesã, ressaltando que os materiais utilizados são de primeira qualidade, garantindo a durabilidade das peças.

Das salas para o artesanato
Sueli é professora de formação e trabalhou por 35 anos na rede municipal, sendo 20 desses anos na educação especial, com crianças com paralisia cerebral e cadeirantes, mas desde cedo sempre gostou de trabalhar com artesanato, especialmente com bonecas. “Quando era criança, meu pai me dava muitas bonecas como presentes, e foi isso que me marcou. A minha paixão por bonecas começou daí. Comecei com bonecas pequenas e, com o tempo, fui criando e inventando outros modelos, como esses de Natal”, pontuou a artesã, frisando que essas peças são ótimas opções para presente, visto que são únicas e personalizadas.

Valorização do artesanato
Para Sueli, o artesanato tem uma grande importância na vida das pessoas, mas, infelizmente, nem sempre é valorizado como deveria. “Muitas das peças que eu faço exigem muitos detalhes feitos à mão, como essa bola, por exemplo, que é colada item por item. Embora eu use a máquina para alguns detalhes, o processo é, na maioria das vezes, manual. Muitas pessoas ainda não percebem o quanto de dedicação e amor está envolvido em cada peça”, declarou a artesã, demonstrando o amor e atenção que destina para suas peças. “O mais importante é o carinho que colocamos no que fazemos. Quando as pessoas vêm até mim, eu gosto de dar liberdade para elas se conectarem com o meu trabalho de uma forma mais pessoal”, concluiu Sueli.



Onde comprar ou saber mais
Sueli, do “Cantinho das Bonecas”, fica na praça atrás da Prefeitura nas quartas-feiras e às vezes nas quintas, geralmente das 8h às 15h, dependendo do clima do dia. A artesã também estará na Vila do Papai Noel, atração instalada no pátio da Prefeitura, nos dias 6, 13 e 14, sendo este último durante todo o dia, e em uma feira de artesanato que será realizada no dia 7 de dezembro em Pessegueiros, no Nikkei Clube. O contato de Sueli é (21) 99348-7976 e seu Instagram é @cantinhodasbonecas5









