Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Autorizado novo concurso para Oficiais do Corpo de Bombeiros

Expectativa é de que as provas sejam aplicadas já em fevereiro de 2026

Luiz Bandeira

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, autorizou a realização de um novo concurso para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). A autorização, publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (01), prevê 50 vagas para ingresso em 2026. Segundo o CBMERJ, a UERJ deve continuar responsável pela prova objetiva e discursiva, mantendo o modelo aplicado nos concursos anteriores. Para esclarecer o que os candidatos podem esperar do cronograma e da preparação necessária, a reportagem conversou com Jorge Apolinário, diretor do Foco Ensino Personalizado, especialista em concursos militares.
Apolinário explica que, embora a autorização seja uma boa notícia, o concurso chega com atraso em relação ao previsto: “As turmas deste ano já concluíram os trabalhos e esse concurso, na verdade, está atrasado porque deveria sair ainda este ano. Mas, muito provavelmente, segundo informações que o Foco apurou, esse concurso deve sair em fevereiro de 2026, e é um concurso excelente.” Ele lembra que a disputa é intensa. “No ano passado, nós tivemos 622 candidatos por vaga. Então você vê que é um concurso disputadíssimo, uma carreira brilhante, de reconhecimento social. É uma carreira diferenciada.”
Segundo Apolinário, essa alta concorrência reflete diretamente o nível de dificuldade das provas: “Eu não vou enganar ninguém. Nós estamos falando de um concurso extremamente concorrido, extremamente difícil. Apesar de a organização da prova ser da UERJ, é uma prova específica, diferente um pouco do modelo da UERJ, dividida em duas fases — objetiva e discursiva.”

Preparação não pode ser de última hora
Apolinário reforça que a preparação para o CFO exige constância: “Não adianta o aluno querer estudar em janeiro para fazer a prova em fevereiro. A preparação tem que ser contínua. Por isso o Foco já começa a preparação para o concurso que vai ocorrer no ano que vem — não esse de fevereiro, mas o que deve ocorrer muito provavelmente em dezembro de 2026.”
Ele atribui o atraso à recuperação fiscal do estado, o que impacta a realização do certame: “Por conta desse atraso, da recuperação fiscal do estado, isso tem demorado um pouco. Mas essa autorização do governador é importante porque legitima o próprio concurso.”
Mesmo assim, o especialista recomenda que os candidatos usem a prova de fevereiro como treinamento e projeção para o concurso seguinte: “Acredito que o aluno que quer concorrer à carreira de bombeiro precisa começar a preparação com essa prova de fevereiro. Mas a gente mira na próxima prova.”

Alta remuneração puxa o nível da prova
A exigência alta, segundo Apolinário, acompanha a remuneração oferecida: “Esse concurso é mais difícil porque ninguém vai realizar um concurso fácil pra você ganhar 10 mil reais. São carreiras com boa remuneração e, por conta disso, são disputadíssimas. As provas são muito bem elaboradas e muito bem organizadas pela banca da UERJ, que tem tradição em concursos.”
Ele destaca que os resultados do Foco comprovam a eficácia da metodologia: “Os alunos que no ano passado estudaram com a gente já estão na Academia de Bombeiros. Como neste ano ainda não ocorreu a prova, que deve ser em fevereiro de 2026, muito provavelmente o Foco também aprove mais alunos nesse concurso.”
Apolinário reforça que as matrículas para 2026 já estão abertas: “Aqueles que pretendem ser aprovados precisam procurar o Foco Ensino Personalizado. Dê uma olhada no nosso Instagram, nos nossos resultados. Porque eu posso falar qualquer coisa aqui, mas o resultado fala por si — e não dá pra mentir. Estamos no período de matrícula, fechando as turmas para 2026.”
Com edital previsto e autorização publicada, o novo concurso para Oficiais do CBMERJ se firma como uma das principais oportunidades na carreira militar do Rio de Janeiro. Enquanto o governo organiza os próximos passos, especialistas reforçam: quem deseja disputar uma das vagas precisa começar a preparação imediatamente.

Foco intensifica preparação antecipada
O Foco Ensino Personalizado já projeta sua atuação para os próximos concursos, reforçando a necessidade de uma preparação contínua e antecipada. Segundo Jorge Apolinário, a instituição já está com matrículas abertas e formando turmas para 2026, mirando não apenas a prova para bombeiros, prevista para fevereiro. Com histórico comprovado de aprovações o Foco se posiciona como referência para candidatos que buscam desempenho competitivo e preparação de longo prazo rumo à carreira militar.


Tags

Compartilhe:

Teresópolis – dia 03/12/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Leilão de veículos da frota municipal será realizado no dia 18

Vila do Papai Noel aberta ao público a partir desta quinta

Nova fase do Cine Show Teresópolis será inaugurada este mês

Leilão de veículos da frota municipal será realizado no dia 18

Natal: horário ampliado no comércio a partir de segunda-feira

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE