Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Dom Joel participa da ordenação de quatro novos sacerdotes

Entre os ordenados, morador de Teresópolis realizou sua primeira missa

Na manhã do último sábado (06), a Catedral São Pedro de Alcântara, em Petrópolis, recebeu a celebração de ordenação sacerdotal, marcada por emoção, fé e esperança. Em solene missa presidida por Dom Joel Portella Amado, bispo diocesano, foram ordenados sacerdotes os diáconos Anderson Sales dos Santos Pereira, Cankin Ma Lam, Frederico Fernandes de Oliveira Ferreira e Yuri Araújo de Oliveira – morador de Teresópolis e que, neste domingo, celebrou sua primeira missa na Paróquia Coração de Jesus, na Barra do Imbuí.

A celebração contou com a presença de familiares, amigos e fiéis das paróquias de origem dos neo-sacerdotes, bem como das comunidades onde exerceram o ministério diaconal nos últimos meses. Também estiveram presentes o Vigário Geral da Diocese, Padre Paulo Cesar, o reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, Padre Luiz Henrique Veridiano, além de membros do clero diocesano e religiosos, incluindo sacerdotes vindos de outras dioceses.

Durante a homilia, Dom Joel destacou três aspectos fundamentais do sacerdócio: o chamado, a amizade e o envio. Inspirado nos textos bíblicos escolhidos pelos próprios ordenandos, o bispo refletiu sobre a beleza e a profundidade da vocação sacerdotal. “Não somos nós que começamos todo esse processo. É o Senhor quem começa. E isso nos dá uma confiança profunda, uma firmeza tão grande para, como sacerdotes, fazermos parte da fila que tem Moisés aborrecido com as dificuldades e Paulo preso por anunciar o Evangelho”, afirmou Dom Joel.

O bispo ressaltou que o sacerdócio não é uma profissão, mas uma resposta de amor ao chamado de Deus. “Nunca o sacerdócio é para nós mesmos. Nunca podemos transformá-lo numa espécie de profissão, caindo na pior das ilusões: a de esquecer o envio, a amizade e o chamado, fazendo com que tudo gire em torno de nós mesmos”, alertou.

Dom Joel também recordou a importância da amizade com Cristo como fundamento da missão sacerdotal: “Já não vos chamo servos, eu vos chamo amigos. Essa é a grande diferença. Somos chamados não por nossos méritos, mas porque o Senhor nos amou desde o ventre materno. Todo chamado precisa ser visto como expressão do amor de Deus.”

Ao final da homilia, o bispo diocesano dirigiu palavras de encorajamento aos novos padres, destacando o contexto especial da ordenação: “Vocês estão sendo ordenados no Jubileu da Esperança. Sejam homens de esperança. Por onde passarem, deixem a esperança. Que ela aponte para a fé, e que ambas transformem os corações em caridade.”

Dom Joel também lembrou que a ordenação acontece no ano em que a Diocese de Petrópolis se prepara para celebrar seus 80 anos de criação. Ele destacou que os novos sacerdotes ingressam em uma história marcada por testemunhos de fé e serviço, citando nomes como Padre Francisco Montemezzo, Padre Quinha e Frei Leão. “Eles foram homens que semearam a esperança nos corações com carinho, afeto e acolhida. Hoje, contemplam face a face o Deus que, em vida, amaram tanto.”

A celebração contou com a presença de familiares, amigos e fiéis das paróquias de origem dos neo-sacerdotes, bem como das comunidades onde exerceram o ministério diaconal nos últimos meses. Foto: Diocese Petrópolis

‘Sejam exemplo’
Inspirado pelas palavras do Papa Leão XIV, Dom Joel concluiu sua homilia com um apelo direto: “Sejam padres credíveis e exemplares. Que sejamos todos reconhecidos como homens de Deus, por esse testemunho que tantos nos deixaram.” Ao final da celebração, em nome dos quatro neo-sacerdotes, o Padre Cankin Ma Lam agradeceu a todos que, de forma direta ou indireta, contribuíram para a formação e preparação deles ao sacerdócio. Os novos padres também expressaram gratidão aos familiares pelo apoio e carinho ao longo da caminhada vocacional. (Com informações da Diocese de Petrópolis).

Teresópolis 06/12/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Alerj decide revogar a prisão preventiva do deputado Rodrigo Bacellar

Artistas populares e convidados celebram o Natal no Cultura de Raiz

Divulgadas mais informações sobre o novo concurso do Corpo de Bombeiros

Dom Joel participa da ordenação de quatro novos sacerdotes

Sorteios das vagas para a Escola Municipal de Música serão nesta quarta

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE