Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

A Democracia e a Sinuca

Comecemos pela sinuca. No jogo, a bola branca é a única utilizada pelos jogadores para empurrar as demais bolas para os buracos. Ela, portanto, controla e decide o jogo. Quando ela se encontra numa posição em que não há como usá-la para impulsionar as demais, diz-se que o jogador está numa sinuca de bico.

Feita a explicação, partimos para a democracia.

Durante a semana, deparei-me com uma pesquisa feita em dezembro do ano passado sobre a relação de confiança entre a população brasileira e as instituições, contratada pela Advocacia Geral da União e realizada pelo IPESPE, Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas.

Olhem o resultado: 55% da população brasileira não confia no Supremo Tribunal Federal nem no Governo Federal e 78% não dão crédito algum ao Congresso Nacional. O resultado mostra que não faz sentido para a população o fato de o Congresso contrariar Lula e ele ir pedir socorro ao Supremo Tribunal Federal. Na cabeça do povo, todos são “farinha do mesmo saco”.

O que se pode esperar do resultado da próxima eleição num ambiente assim? Em quem o povo votará? Quem ele escolherá para representá-lo? Ora, se 78% não confiam no Congresso, a expectativa é de uma significativa renovação. Certo? E se 55% da população desacredita do governo federal, ele será mandado embora. O povo fará a troca sem dó nem piedade: “Políticos e fraldas devem ser trocados frequentemente, pelo mesmo motivo”, expressão atribuída a Eça de Queiroz e a Mark Twain.

Haverá a troca? Mas, que canais de informação os eleitores utilizarão para escolher os candidatos, se a mesma pesquisa informa que 60% não acreditam na imprensa e 74% menos ainda nas redes sociais? Pior: 81% não confiam nos partidos políticos que indicarão os candidatos.

É ou não é uma “sinuca de bico”? Contudo, as igrejas aparecem na pesquisa com o crédito de 55% da população. Eita! Talvez esteja aí a causa de tanto político bater nas portas das igrejas atrás de voto.

Jackson Vasconcellos

Tags

Compartilhe:

Outros Artigos
Edição 12/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Caminhar pelo Vale dos Frades, bom para a saúde e para a mente

Montadoras credenciam carros compactos para obter IPI Zero 

“Cantinho das Cerejeiras” encanta moradores de Teresópolis

Obras da Feirinha do Alto devem ser concluídas em oito meses

Águas da Imperatriz só poderá mexer nas “mangueiras pretas” com autorização da Prefeitura

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE