Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Adultização e a China.

A adultização é uma palavra nova ou de circulação recente provocada pelo jovem paranaense, Felca, profissional de uma nova profissão, “influenciador”. Os detalhes do fato estão disponíveis em todos os cantos. No dia 6 de agosto, Felca postou um vídeo para apontar a sexualização e exploração de crianças nas redes sociais. O caso incensou um tema quente na sociedade brasileira: a proximidade das crianças com as “maquininhas do ódio”, com as redes, com os iphones, ipods, smartphones e coisas semelhantes. Como nada há novo debaixo do Sol (Eclesiastes), algo parecido já se viveu na relação das crianças com a TV.

E a China? Ela já foi mais humana, já foi a China dos filósofos. Hojé é só uma ditadura rica. Afinal, “contra a estupidez, até os deuses lutam em vão.” (Johann Christoph Friedrich Schiller – Ode à Alegria).

A China dos filósofos registra a existência do mestre Meng, conhecido no mundo ocidental como Mêncio. O historiador universal Will Durant cita a mãe de Mêncio no Livro I da coleção “ A História da Civilização”. Vejam o que ele diz:
“Conhecemos a mãe de Mêncio tanto quanto o filho, porque os historiadores chineses fizeram dela o modelo de mães, e contam sobre ela muitas histórias. Uma delas relata as razões que fizeram com que a mãe de Mêncio mudasse três vezes de residência. A primeira, porque, morando perto de um cemitério, seu filho começou a comportar-se como um coveiro; a segunda, porque residindo eles perto de um matadouro, o menino passou a imitar muito bem o grito dos animais sacrificados; a terceira mudança aconteceu porque, vivendo eles perto de um mercado, Mêncio começou a agir como negociante. A mãe de Mêncio finalmente sossegou quando conseguiu montar residência perto de uma escola.” O que se conhece da vida de Mêncio prova o acerto da escolha.

Será que a mãe de Mêncio sentiria-se segura residindo com o filho na Praça dos Três Poderes, em Brasília, onde está a nata das autoridades? Quem seria Mêncio se criado naquele ambiente?

Confúcio, mestre de Mêncio, deu a dica: “O primeiro princípio de governo é o mesmo primeiro princípio para o caráter – a sinceridade. Assim, o primeiro instrumento de governo é o bom exemplo; o governante deve ser um modelo de conduta, porque a força da imitação fará que o povo também se conduza bem”. O que você me diz do exemplo oferecido pelas autoridades brasileiras?

JACKSON VASCONCELLOS

Compartilhe:

Outros Artigos
Teresópolis 10/01/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Trânsito: Águas da Imperatriz vai realizar intervenção em trecho da Reta

Dicas de passeios gratuitos em Teresópolis

INEA abre licitação para construir parque fluvial em Teresópolis

Inscrições abertas para atividades gratuitas da Secretaria de Esportes

Quinze anos da Tragédia de 12 de janeiro

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE