Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Deixe as pedras pelo caminho e dê valor ao que não tem preço

Marcello Medeiros

No topo do Monte Irago, localizado na província de León, comunidade autónoma de Castela e Leão, na Espanha, fica um dos ícones do mágico Caminho Francês de Santiago de Compostela, a Cruz de Ferro. Localizada a 1.500 metros de altitude, há muito tempo deixou de servir como orientação nos dias de nevasca e passou a ter um grande simbolismo: peregrinos do mundo inteiro deixam na sua base uma pedra, um pequeno fragmento rochoso que representa ‘os pesos da vida’. Eles ficam e o peregrino segue em frente, leve, emocionado e sorridente, tudo na mesma proporção. Em maio de 2019, deixei minha pedrinha por lá e a vida ganhou novo sentido.

Nos anos seguintes, as ‘pedras’ continuaram me ajudando a seguir em frente. As que eu escalei ou galguei através de uma recompensadora caminhada e outras que deixei pelo caminho, que ‘tirei da minha mochila’ para não cair na armadilha da desilusão que vem quando se compara a jornada pessoal com aqueles que ‘sequer carregam mochilas’ – dirá pedras. Tenho praticado o desapego, compreendido que o apego é realmente a causa do sofrimento; que para alcançar iluminação e paz, é preciso focar no momento presente.

“A felicidade está em usufruir e não apenas em possuir”, como reflete Michel de Montaigne, pensador do século XVI que tratou o desapego como um guia para viver com leveza, aceitando a impermanência e a imperfeição da vida e buscando um caminho para a paz interior e a liberdade nas relações. E, a cada dia, tenho visto na prática como isso funciona e tem grande importância, em várias situações.

Arrumando um armário esquecido, onde parte da minha vida acabou amontoada nos últimos anos para atender interesses de quem não deveria ter recebido tanta atenção e dedicação, encontrei uma coleção de pedras diferentes, ametistas, lápis lazuli, olho de tigre, citrino… Um hobby que alimentei por anos e gastei uma boa quantia de dinheiro para juntar, isso mais de uma década atrás. Porém, apesar do alto investimento, elas ficaram nesse armário por quase seis anos, com todo seu preço e nenhum valor.

Algumas semanas antes de resolver revirar essas memórias, conheci uma pessoa de grande espiritualidade, que vê e valoriza nas pedras e minerais a energia que elas têm, que se encanta com o brilho ou aspereza de cada uma delas. Dessa forma, quando encontrei a esquecida coleção, sabia que ela deveria passar a habitar um lar onde faria todo sentido. Não ficaria mais acumulando poeira e energia desnecessárias. Quando recebeu a caixa, a mocinha dos olhos cor de jabuticaba sorriu com a intensidade do brilho de uma turmalina… “Preço é o que se paga, valor é o que se leva para casa”, pontua Warren Buffet, parecendo ver exatamente o que eu estava assistindo naquele momento.

Cito ainda Fernando Pessoa, que diz que “O valor das coisas não está no tempo que eles duram, mas na intensidade que acontecem, por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”. O preço, o valor, as pedras e a pessoa que as recebeu. Tudo fez sentido. E a vida deve fazer sentido, por mais simples que pode parecer uma ação ou situação. Deixe as ‘pedras’ que não precisam ser carregadas para trás. Valorize os pequenos momentos. Não se iluda com o ouro de tolo das redes sociais. Seja leve e intenso na mesma proporção, não coloque preço no que, na verdade, precisa é ter valor.

“Se a vida não tem preço, nós comportamo-nos sempre como se alguma coisa ultrapassasse, em valor, a vida humana…. Mas o quê?” (Antoine de Saint-Exupéry).

Tags

Compartilhe:

Outros Artigos
Teresópolis 09/01/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Polícia procura autores de tentativa de assassinato na Quinta da Barra

Ônibus com Tarifa Zero: linha Água Quente x rodoviária começa a operar na segunda

Águas da Imperatriz fecha buracos que derrubaram idosa no Alto

Polícia Civil prende acusado de tráfico em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis divulga datas para inscrições de professores da rede municipal

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE